ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 129 - FEV - MAR - ABR/2017

SAF 2017 - OSTENTAÇÃO DE REMÉDIO NÃO!

 

Semana de Assistência Farmacêutica tem como tema “Uso Racional de Medicamentos” 

 

rf129 saf01Cartaz, “botton” e folder desenvolvidos para a Semana de Assistência Farmacêutica - SAF, com o tema “Uso Racional de Medicamentos”Instituída por meio da Lei Estadual 10.687/00, a Semana de Assistência Farmacêutica (SAF) é uma das ações realizadas pelo CRF-SP com o objetivo de promover saúde, bem como reafirmar o papel social do farmacêutico junto à comunidade. Essa atividade é caracterizada por palestras ministradas por farmacêuticos voluntários para estudantes de ensino funtamental II e médio de escolas públicas e privadas.

Em 2017, o tema da SAF é “Ostentação de remédio não”. Desta vez, a missão é orientar o público, ainda em fase escolar, sobre a importância do uso racional de medicamentos, com foco nos cuidados com a utilização, armazenamento e descarte corretos, sempre sob acompanhamento do farmacêutico. 

Conselheira do CRF-SP e coordenadora do Grupo Técnico de Apoio à Comunidade (GTAC), Dra. Luciana Canetto explicou que o tema é oportuno para a SAF por envolver profissionais que são especialistas em medicamentos. A ideia é inserir, na educação das crianças e adolescentes, o alerta sobre os riscos que o uso incorreto de medicamentos pode causar à saúde, podendo, até mesmo, agravar o quadro da doença.

rf129 saf02Dra. Luciana Canetto, conselheira do CRF-SP e coordenadora do GTACA Dra. Luciana também reafirmou a importância da SAF e de outras ações voltadas para a comunidade promovidas pelo CRF-SP. “Essas ações são ferramentas que nos permitem demonstrar à população que o farmacêutico é referência nas questões relacionadas ao medicamento e o quanto esse profissional pode contribuir na qualidade de vida das pessoas”.

Por Renata Gonçalez 

 

 

 

Participe da SAF!

O CRF-SP promove capacitações presenciais ao longo do ano para profissionais interessados em participar da SAF, além de uma capacitação online que estará disponível em breve na Academia Virtual de Farmácia. 

Fique atento nas redes sociais e portal do CRF-SP ou procure a seccional mais próxima de sua casa para verificar as datas e horários das capacitações.

As escolas que desejarem receber as palestras da SAF podem entrar em contato com a Secretaria dos Colaboradores (Secol) do CRF-SP pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

  

OPINIÃO DE QUEM FAZ A SAF

 

 Desde 2006, 274.071 alunos assistiram às palestras ministradas pelos farmacêuticos. Em 2017 foram realizadas 133 palestras em 63 escolas, com um total de 7.626 crianças e adolescentes orientados. Confira a opinião dos profissionais que mais realizaram palestras no ano passado: 

 

rf129 saf03 roseli

 

“A SAF é um dos momentos em que o farmacêutico se aproxima da comunidade e, assim, auxilia os cidadãos a fazerem escolhas de saúde para a vida. Este projeto dignifica nossa classe pois mostra a importância do farmacêutico no cuidado com a saúde em seus mais diversos aspectos”. 

Dra. Roseli Simões Barreto (Santos)

 

 

rf129 saf04 mafalda

  

“A SAF valoriza a profissão farmacêutica e dá visibilidade ao farmacêutico. É uma experiência muito boa transmitir conhecimento”!

 Dra. Mafalda Biagini (Marília)

 

 

 

rf129 saf05 renato

“Sou formado há pouco tempo e percebo que podemos plantar a semente da conscientização a respeito das escolhas que fazemos na vida, e que o uso e o abuso de drogas e medicamentos (tema de 2016) trazem prejuízos irreparáveis para jovens. Embora exista muita informação circulando, faltam profissionais que saibam como tratar desse assunto e tirar as dúvidas desses jovens”! 

Dr. Renato da Costa Maia (São Paulo)

 

rf129 saf06 turini

 

“Faz sete anos que realizo a SAF, é uma experiência maravilhosa, única e gratificante, pois mostramos aos alunos quem é o farmacêutico, os medicamentos, seus efeitos, suas reações e muito mais. Por meio da SAF, chegamos até aos alunos e eles levam as informações que passamos para os pais e outras pessoas. Amo fazer a SAF”! 

Dr. Luiz Fernando Masselli Turini (Bauru)

 

 

rf129 saf07 jefferson

“A experiência é indescritível, transformar e ser transformado, poder contribuir com o outro e fazer a diferença em pequenos gestos é como ir visitar e no final sair visitado, esta é a sensação de poder servir ao próximo e mostrar à sociedade quem é o farmacêutico e sua multifaceta profissional. A cada encontro um sorriso do mais novo ao mais idoso, quando a intervenção é efetuada, recebemos relatos positivos de que vale apena estar presente, plantando a semente da atenção farmacêutica. A sociedade nos abraça e carece dos cuidados farmacêuticos”. 

Dr. Jefferson Alcantara de Souza (Osasco)

 

rf129 saf08 maria

 “A experiência é gratificante, pois os relatos dos alunos sobre o assunto abordado são positivos para o farmacêutico que ministra a palestra. Um ponto que chama a atenção é quando nos referimos ao fato de o farmacêutico ser acessível à população, pois eles dizem: ‘nossa, é verdade né, Dra., vou contar para minha mãe e para minha avó que tomam um monte de remédio’ ou ‘nossa vou falar pra minha mãe que guarda o remédio no banheiro ou na cozinha’. A SAF é um trabalho maravilhoso, pois sempre saio das palestras com a convicção de ter atingido meu objetivo”. 

Dra. Maria B. Esgotti (Bauru)

 

rf129 saf09 elisa

 

“Fazer parte da SAF foi uma experiência bastante gratificante e interessante. Ao levar informação a diferentes idades e classes sociais, como foi o meu caso, pude perceber as necessidades de cada um. O interesse dos alunos pelos temas  é sempre muito bom e nos deixa com a sensação de dever cumprido”. 

Dra. Elisa Matile (São Paulo)

 

 

rf129 saf10 rita

“Para mim foi encantador poder levar o conhecimento e esclarecimento aos alunos. O retorno é o prazer em servir minha profissão de uma forma que só quem ama entende. Quando fui convidada para fazer parte da comissão, ganhei na verdade um presente, a cada palestra um aprendizado e uma renovação na paixão de ser farmacêutica”.  

Dra. Rita de Cássia Hispagnol Bicho (Araçatuba)

 

 

 

     

     

    farmacêutico especialista
    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.