ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 121 - ABR-MAI / 2015

 

 

Cidade de superlativos, São Paulo é roteiro obrigatório
Cultural, requintado, boêmio, gourmet ou alternativo: não importa o perfil, quem vem ao XVIII Congresso Farmacêutico de São Paulo encontra muito lazer e diversão

 

Mais do que um grande evento voltado para aprimoramento técnico e desenvolvimento de negócios, o XVIII Congresso Farmacêutico de São Paulo é, para muitos, a oportunidade de ver ou rever atrações que somente uma metrópole que reúne tantos superlativos pode oferecer. É o maior município do Brasil e de todo o hemisfério sul e é considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, dona da maior colônia de italianos fora da Itália; de japoneses fora do Japão; de espanhóis fora da Espanha; de libaneses fora do Líbano; e de nordestinos fora do Nordeste.
Para os consumistas, “baladeiros” e amantes da cultura, os números impressionam: são mais de 50 shopping centers e 30 ruas de comércio especializado, 265 salas de cinema, 92 teatros, mais de 70 museus, 11 centros culturais, além de salas de exposições e centenas de danceterias e barzinhos. A cidade também agrada em cheio aos glutões: são cerca de 12,5 mil restaurantes e 15 mil bares, mais do que Londres ou Paris, por exemplo, com mais de 40 tipos de cozinha, de todas as partes do mundo.
A seguir, confira as dicas para tornar a vinda do congressista a São Paulo uma experiência inesquecível (as atrações indicadas são facilmente acessíveis a partir do local do Congresso, o Centro de Convenções Frei Caneca).

Por Renata Gonçalez


PROGRAMAS IMPERDÍVEIS


1-Mercado Municipal de São Paulo
Conhecido como Mercadão, o local é um dos edifícios mais emblemáticos da capital. Possui 272 estandes das mais variadas especialidades, de peixaria a loja de cervejas, e atrai visitantes dos quatro cantos do país e do mundo. No mezanino, há bares e restaurantes de diversas nacionalidades. Entre as iguarias mais famosas estão o pastel de bacalhau e o sanduíche de mortadela. (Rua da Cantareira, 306 – Centro. Tel.: (11) 3313-7456 ou (11) 3313-3365)

2-Mosteiro de São Bento
O monastério, que hospedou o papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil, em 2007, está integrado à Basílica, onde são realizadas missas diariamente. A mais famosa delas acontece aos domingos, às 10h, e é acompanhada por coral de canto gregoriano e pelo som do órgão de 7 mil tubos. Aproveite para conhecer a padaria, com pães e doces preparados por um grupo de monges. (Largo de São Bento, s/nº - Centro. Tel.: (11) 3328-8799)

3-Sala São Paulo
Localizada no antigo edifício da Estrada de Ferro Sorocabana, a Sala São Paulo foi inaugurada em 1999. O mais importante espaço de concertos da cidade tem acústica impecável, não à toa, é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). A Osesp apresenta-se ali às quintas e sextas, às 21h, e aos sábados, às 16h30. No restante da semana, a Sala São Paulo recebe outros relevantes nomes da música mundial. (Praça Júlio Prestes, 16 - Campos Elíseos. Tel.: (11) 3367-9500)

4-Theatro Municipal
Construído em 1903 e inaugurado em 1911, mantém o estilo renascentista barroco, inspirado na Ópera de Paris, mesmo depois de várias reformas. A casa teatral destaca-se pela sua majestosa construção interna e externa. Anexo encontra-se o Museu do Theatro, inaugurado em 1983. O público pode conferir, além das exposições, o Setor de Documentação e Consulta, que guarda programas de espetáculos, fotos, gravações, documentos e hemeroteca. (Praça Ramos de Azevedo - República. Tel.: (11) 3053-2100)

5-Rua 25 de março
Maior centro de comércio da América Latina e um dos principais pontos turísticos da capital, na 25 de Março (chamada pela maioria dos paulistanos apenas de 25) é possível encontrar quase tudo. A rua surgiu no século XIX, quando imigrantes árabes abriram as primeiras lojas no local. Hoje é frequentada por todas as classes sociais que vão em busca de preços atrativos e grande variedade de produtos, tanto no atacado como no varejo. (Rua Vinte e Cinco de Março, s/nº – Centro)

6-Brás e Bom Retiro
Vizinhos, ambos os bairros reúnem cerca de 7,2 mil lojas de roupas, artigos de enxoval, acessórios (a maioria concentrada no Brás) com preços para todos os bolsos, no atacado e varejo. Os locais chegam a receber diariamente, juntos, 370 mil pessoas. (Bom Retiro: Estação da Luz do Metrô ou CPTM. Brás: Estação Brás do Metrô ou CPTM)

7-Terraço Itália
Localizado no topo do Edifício Itália, é um dos restaurantes mais turísticos da cidade, e oferece uma vista panorâmica do alto do terraço que tem 165 metros de altura, 46 pavimentos e 19 elevadores. O cardápio prestigia a clássica cozinha italiana, sendo modificado de acordo com as estações do ano. (Avenida Ipiranga, 344, 42º andar – Centro. Tel.: (11) 2189-2929)

8-Masp
O Museu de Arte de São Paulo (Masp) Assis Chateaubriand foi inaugurado em 1947 por Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi, e comporta uma coleção considerada a mais importante do Hemisfério Sul. São artistas brasileiros e estrangeiros em um acervo do século XIX até século XX. (Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista. Telefone: (11) 3251-5644)

9-Vila Madalena
Bairro boêmio com bares para todos os gostos e, de quebra, ainda esbanja cultura: ao longo de sua acidentada geografia, existem diversos ateliês e galerias de arte, onde artistas plásticos expõem obras e dão toque ainda mais charmoso ao bairro. Destaque para a Gonçalo Afonso, famosa por abrigar o esconderijo conhecido como “Beco do Batman”. (Metrô Vila Madalena ou Fradique Coutinho)

10-Museu da Língua Portuguesa
O local é ponto de encontro do visitante com a língua, a literatura e a história, exibidas por meio de recursos audiovisuais e tecnologia de ponta. No lugar de paredes, vozes. No lugar de obras, espaços interativos. No coração de São Paulo, na Estação da Luz, o Museu proporciona uma viagem sensorial e subjetiva pela língua portuguesa. (Praça. Da Luz, s/n° - Centro. Tel.: (11) 3326-0775)

11-Pinacoteca do Estado
Inaugurada em 1905, trata-se do museu de arte mais antigo da cidade e do Estado. O acervo inicial de 26 pinturas conta hoje com cerca de nove mil obras, contemplando artistas como Anita Malfatti, Bourdelle e Rodin. O primeiro andar do prédio é reservado para as exposições temporárias. Já no segundo piso, ficam as obras do acervo permanente do museu. (Praça da Luz, 2 – Centro. Tel.: (11) 3335-4990)

12-Rua Oscar Freire
Arborizada, com calçadas largas e lojas sofisticadas, a Oscar Freire é, sem dúvidas, a rua de compras mais luxuosa do Brasil. Entre a Rua Augusta e a Rua Doutor Melo Alves estão a maior parte das lojas com altas tendências da moda. Entre uma compra e outra, é possível passar por cafés, doçarias e sorveterias requintados.

13-Catedral da Sé
Localizada no marco zero de São Paulo, é um símbolo da cidade, tanto por sua importância histórica, quanto religiosa. O início da construção foi em 1913, a inauguração se deu em 1954, mas a catedral só ganhou seu formato definitivo em 2002, com 111m de comprimento e 46 de largura. (Praça da Sé, s/nº - Centro. Tel.: (11) 3107-6832)

14-Bairro da Liberdade
O local é o maior reduto da comunidade nipônica fora do Japão. Oferece, numa ambientação típica e ao ar livre, história, arquitetura, gastronomia e compras, tudo num lugar só, bem próximo do metrô. Há uma enorme quantidade de restaurantes japoneses e chineses, muitas lojinhas de presentes típicos, de utilidades domésticas a cosméticos importados. Aos sábados e domingos (9h às 18h) acontece uma tradicional feirinha na Praça da Liberdade. (Praça da Liberdade, s/n - Liberdade)

 

     

 

guia sp

legenda

 

 

                                               

 

 

 

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.