Palestra alertou sobre os riscos do consumo inadequadoA primeira palestra realizada na quinta-feira, 24 de setembro, reuniu cerca de 120 pessoas no auditório da Unoeste. Dr. Marcos Machado, diretor regional de Santo André e coordenador da Comissão Assessora de Análises Clínicas do CRF-SP, trabalhou o tema com os participantes ressaltando que o problema do uso inadequado de antibióticos é mais do que uma preocupação do farmacêutico, é uma questão de saúde pública mundial.

Dr. Marcos apresentou todas as consequências do uso não racional de antibióticos, entre eles o aumento de reações adversas, a resistência bacteriana, desperdício de recursos financeiros, prolongamento da doença e muitos outros problemas e agravos à saúde. Ele destacou ainda que é papel do farmacêutico discutir tecnicamente com o médico ao se deparar com problemas na prescrição.

Para a dra. Estela da Silva Balzaneti, supervisora do Programa Saúde da Família em Regente Feijó, que participou da palestra, as pessoas estão se automedicando demais, o que tem dificultado o efeito dos antibióticos. “Outro dia, uma paciente queria trocar quatro cartelas de cefalexina por anti-inflamatório, não permiti de jeito nenhum e orientei sobre os possíveis riscos. Tudo que aprendi nesta palestra vou transmitir para a população”.

 

O palestrante dr Marcos Machado e a diretora regional de Presidente Prudente, dra. Cecília Leico

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.