CRF-SP manifesta solidariedade aos farmacêuticos e à população

São Paulo, 29 de maio de 2018.

Diante do momento que o país atravessa, o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo vem a público expressar sua preocupação com a saúde da população e em relação à dificuldade enfrentada pelos farmacêuticos, tanto na locomoção até o local de trabalho como na dificuldade de dispensação pela falta de medicamentos.

Entendemos e respeitamos o movimento realizado pelos caminhoneiros, porém, lamentamos que ainda não tenha sido possível se chegar a um desfecho satisfatório, algo esperado por toda a sociedade.

Nesse momento, passados vários dias do início do movimento, a situação nos preocupa muito.

A dificuldade na locomoção e transporte afeta a mobilidade de profissionais de saúde, a entrega de materiais e suprimentos médicos hospitalares, laboratoriais, insumos e medicamentos em hospitais, unidades básicas de saúde e farmácias em geral.

Alguns medicamentos e insumos, assim como produtos voltados à área laboratorial e diagnóstica, requerem controle de temperatura e armazenamento adequados e não podem ficar parados tanto tempo. Isso coloca os profissionais de saúde e a população em situação de risco.

Solicitamos aos profissionais farmacêuticos que redobrem a atenção quanto à validade e condições dos medicamentos e dos insumos e produtos voltados às suas áreas de atuação, de forma a zelar pela saúde de seus pacientes.

Esperamos também que as autoridades políticas do país, principalmente os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, ajudem na solução dessa situação que traz graves consequências à vida da população.

Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo