Apesar do tempo chuvoso, farmacêuticos voluntários realizaram cerca de 200 atendimentos no bairro Nova Gerty


São Paulo, 2 de dezembro de 2013.  

A Praça Figueiras, no bairro Nova Gerty, em São Caetano do Sul, foi o local escolhido pela Seccional de Santo André para a realização de mais uma edição do Farmacêutico na Praça. Cerca de 200 atendimentos foram realizados, na manhã de sábado, 30/11, pela equipe de farmacêuticos voluntários que atuam em diversos setores da região como farmácias, drogarias e saúde pública.

Serviços prestados por farmacêuticos voluntários Serviços prestados por farmacêuticos voluntários

 

Quem passou pela praça teve a oportunidade de verificar os índices de pressão arterial e glicemia, além de receber orientações específicas sobre uso de medicamentos, alimentação adequada, interações medicamentosas e muito mais. O vereador de São Caetano do Sul, Fabio Soares, foi o primeiro a verificar a pressão e a glicemia. "Esse trabalho do CRF-SP é excepcional. Me sinto honrado por contribuir, por meio das autorizações na Prefeitura, a levar informação à população. São profissionais extremamente capacitados oferecendo serviços a uma população carente de informação sobre medicamentos. No que depender de mim quero estender a ação para outros bairros".

O vereador Fabio Soares pretende levar a ação para outros bairros de São Caetano O vereador Fabio Soares pretende levar a ação para outros bairros de São Caetano
O vereador Fabio Soares pretende levar a ação para outros bairros de São Caetano


A chuva não foi motivo para que os atendimentos parassem. Assim que a garoa começou, os farmacêuticos rapidamente passaram a prestar os serviços em uma área coberta na mesma praça. A auxiliar de Enfermagem, Irenita Santana Lima, descobriu a hipertensão há cinco anos e, desde então, mudou a alimentação e toma medicamento diariamente. "Fiquei surpresa ao saber que as farmácias podem realizar esses serviços. Ótima notícia", disse enquanto verificavam

Balanço positivo

Voluntária pela segunda vez no Farmacêutico na Praça, dra. Angela Cremonesi, formou-se no ano passado e sempre participa dos cursos do CRF-SP. Para ela, é uma oportunidade do farmacêutico estar em evidência. "Participo porque gosto do que faço e, principalmente, porque quero ajudar a população".

Mais de 200 atendimentos na Vila Gerty em São Caetano do SulMais de 200 atendimentos na Vila Gerty em São Caetano do Sul
Mais de 200 atendimentos na Vila Gerty em São Caetano do Sul

No final, dr. Franklin Pio, diretor regional da Seccional de Santo André, fez um balanço do ano e destacou o saldo positivo. "Em quatro edições do Farmacêutico na Praça, orientamos mais de 2 mil pessoas. Agradeço aos voluntários, mas percebo que o farmacêutico precisa se aproximar ainda mais do Conselho. Estamos de portas abertas".

A equipe de voluntários que trabalhou no sábado 30/11A equipe de voluntários que trabalhou no sábado 30/11
A equipe de voluntários que trabalhou no sábado 30/11


Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.