Estudo europeu aponta que pílula do dia seguinte perde eficácia em mulheres com excesso de peso


Estudo europeu aponta que pílula do dia seguinte perde eficácia em mulheres com excesso de pesoEstudo europeu aponta que pílula do dia seguinte perde eficácia em mulheres com excesso de pesoSão Paulo, 28 de novembro de 2013.

Um estudo realizado pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, concluiu que o chamado contraceptivo de emergência ou pílula do dia seguinte pode não funcionar em mulheres que pesam mais de 80 quilos.

Depois de analisarem mais de 1,7 mil mulheres, os pesquisadores perceberam que aquelas que tinham um índice de massa corporal (IMC) superior a 30 corriam um risco três vezes maior de ficar grávidas, mesmo tendo tomado a "pílula do dia seguinte", do que as mulheres com peso considerado normal. As que tinham um ICM superior a 25 (já considerado excesso de peso), tinham um risco 1,5 vezes superior.

Face a estas conclusões, corroboradas por outros estudos anteriores, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) pede agora aos laboratórios que incluam este alerta no folheto informativo do produto.

Na França, o laboratório HRA Pharma, que comercializa a pílula Norlevo® em vários países da União Europeia, incluindo Portugal, já inclui a advertência, desde esta semana, que o medicamento é menos eficaz em mulheres com mais de 75 quilos e que pode ser completamente ineficaz em mulheres com mais de 80.

O medicamento Norlevo® não tem distribuição no Brasil, mas as pílulas do dia seguinte encontradas em farmácias brasileiras também têm como princípio ativo o levonorgestrel, podendo variar em sua dosagem.

 

Renata Gonçalez  (Com informações dos portais RCA Pharma e da revista Exame)

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.