Agência reguladora americana suspende restrições ao medicamento Avandia®, usado para controlar o diabetes, após novos testes 

 

Agência reguladora americana suspende restrições ao medicamento Avandia®, usado para controlar o diabetes, após novos testes Agência reguladora americana suspende restrições ao medicamento Avandia®, usado para controlar o diabetes, após novos testes São Paulo, 26 de novembro de 2013


O FDA, agência americana que regula o setor de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, suspendeu nesta segunda-feira (25) as restrições sobre o Avandia®, para tratamento do diabetes, após as conclusões de um amplo teste clínico.

De acordo com a análise, o medicamento contra o diabetes aumenta tanto quanto os outros os riscos cardiovasculares.

Com isso, o FDA ratifica as recomendações de um comitê composto por 26 especialistas que, em junho deste ano, havia se pronunciado sobre o medicamento fabricado pelo laboratório britânico GlaxoSmithKline (GSK).

Em comunicado, o Centro de Pesquisa e Avaliação de Fármacos do FDA disse que a decisão reflete os conhecimentos científicos mais recentes em relação aos riscos e benefícios desse medicamento.

Diante desses novos resultados do teste clínico, a preocupação diminuiu consideravelmente, o que leva a pedir a suspensão de algumas restrições para prescrever esse medicamento.

As restrições sobre o Avandia®, lançado no mercado em 1999, haviam sido aplicadas pelo FDA em 2010, o que reduziu fortemente suas vendas.

Durante anos, o GSK defendeu a alta confiabilidade de seu medicamento, que chegou a ser o mais vendido no mundo, com receita de mais de R$ 6 bilhões (US$ 3 bilhões) anuais.

As vendas do Avandia® começaram a cair em 2007, depois que os pesquisadores estabeleceram um possível vínculo entre esse remédio e um maior risco de problemas cardiovasculares, de acordo com testes clínicos.

Passados três anos de debates, o FDA resolveu limitar seu uso em 2010, mesmo ano em que a EMEA (Agência Europeia de Medicamentos) decidiu retirar o Avandia do mercado europeu.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP (Com informações da AFP - Agence France-Presse)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.