Presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, explica os riscos da automedicação em reportagem exibida no Jornal Hoje

 

Dr. Pedro Menegasso em entrevista ao Jornal HojeDr. Pedro Menegasso em entrevista ao Jornal HojeSão Paulo, 17 de outubro de 2013.

O Jornal Hoje, da Rede Globo, exibiu na edição de hoje (17 de outubro) reportagem com um dado alarmante: casos de intoxicações medicamentosas levaram 60 mil brasileiros ao hospital nos últimos cinco anos. Só no Hospital das Clínicas de São Paulo, são cerca de 600 casos por mês.

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, foi um dos entrevistados na matéria. Ele destacou os riscos do uso indevido e sem a devida orientação dos medicamentos isentos de prescrição. “Todo medicamento tem risco em alguma medida, dependendo da pessoa e da situação em que ela o está utilizando. Ela pode ter uma simples dor de estômago, simples mal estar, uma alergia, ou uma reação mais forte e até vir à morte, dependendo da situação.”

A reportagem também informou que, para conhecer os hábitos dos brasileiros em relação a medicamentos, 140 pesquisadores do Ministério da Saúde estão batendo de porta em porta. O objetivo é saber se as pessoas que fazem uso de medicamentos seguem a prescrição médica, persistem no tratamento, como usam os medicamentos para tratar doenças mais comuns e também as crônicas e se têm acesso fácil a esses produtos. Os pesquisadores vão entrevistar quase trinta e nove mil pessoas em todo o país.

Assista à reportagem na íntegra

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.