SUS passa a fornecer medicamento contra doença pulmonar em crianças. Substância previne contra infecção pelo vírus sincicial respiratório

 

 

Ministério da Saúde tem 180 dias para providenciar a oferta do palivizumabe nas unidades do SUSMinistério da Saúde tem 180 dias para providenciar a oferta do palivizumabe nas unidades do SUS São Paulo, 4 de dezembro de 2012.

 

Uma portaria publicada na segunda-feira (3) pelo Diário Oficial da União inclui o palivizumabe na lista de medicamentos que devem ser fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento é utilizado como uma forma de prevenir a infecção pelo vírus sincicial respiratório, uma doença que pode causar pneumonia e bronquiolite em bebês e crianças pequenas.

Os principais grupos de risco são os bebês prematuros – nascidos antes da 32ª semana de gestação – e crianças de até dois anos com doença pulmonar crônica e doença cardíaca congênita.

É para esses grupos que o SUS deverá fornecer o medicamento. O palivizumabe deve ser administrado com a criança sadia, como uma forma de prevenir os possíveis casos da doença – ele impede que o vírus se replique no corpo da criança. O uso em adultos não é recomendado.

A portaria já está em vigor e o Ministério da Saúde tem 180 dias para providenciar a oferta do palivizumabe nas unidades do SUS.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

(com informações do portal Bem Estar)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.