Pesquisa mostra que mistura de medicamentos com grapefruit pode causar danos à saúde


Pesquisa mostra que mistura de medicamentos com grapefruit pode causar danos à saúdePesquisa mostra que mistura de medicamentos com grapefruit pode causar danos à saúdeSão Paulo, 28 de novembro de 2012.

Um artigo publicado no Canadian Medical Association apontou que o número de medicamentos que, misturados à grapefruit, podem causar graves problemas de saúde, entre eles a morte súbita.

Os pesquisadores detectaram que mais de 85 medicamentos, muitos deles muito prescritos para transtornos médicos comuns, interagem com essa fruta, também conhecida como toranja.
Seu consumo traz riscos quando é misturada a certos fármacos, pois inibe uma enzima que metaboliza os medicamentos ingeridos e, consequentemente, os fármacos entram na corrente sanguínea com uma potência tal que podem causar overdose.

Entre os fármacos que interagem com o grapefruit há anticancerígenos, medicamentos para o coração, analgésicos e para o tratamento da esquizofrenia. Todos administrados por via oral.

Não é preciso comer muito grapefruit para que esta associação faça efeito. Beber um copo de suco de grapefruit com a medicação pode causar efeitos colaterais graves, como hemorragia gastrointestinal, insuficiência renal, problemas respiratórios e até morte súbita.

A interação foi descoberta pela primeira vez há 20 anos, mas o número de medicamentos que potencialmente podem interagir com o grapefruit e causar graves efeitos para a saúde saltou de 17 a 43 nos últimos quatro anos.

 

Thais Noronha (com informações Agence France-Presse)

Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.