Farmacêuticos atendem mais de 9 mil pessoas em ação que aconteceu em 17 cidades simultaneamente


Com mais de 1400 atendimentos, a iniciativa na zona leste chamou a atenção da imprensa. Dr. Pedro Menegasso durante entrevista ao Jornal da BandCom mais de 1400 atendimentos, a iniciativa na zona leste chamou a atenção da imprensa. Dr. Pedro Menegasso durante entrevista ao Jornal da Band

São Paulo, 10 de novembro de 2012.

No sábado, 10/11, cerca de 400 farmacêuticos voluntários mostraram à população de diversas regiões do Estado de São Paulo a importância do trabalho destes profissionais. Foram mais de 9 mil atendimentos em uma ação simultânea entre 17 cidades, incluindo uma grande mobilização na zona leste da capital paulista. 

A intensa procura pelos serviços como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, descarte de medicamentos, além de orientações diversas sobre uso correto de medicamentos mostrou uma vez mais que o farmacêutico é o profissional de saúde mais próximo à população.

 

Frequentadores do parque PET tiveram 70 farmacêuticos à disposição para prestação de serviços durante todo o sábadoFrequentadores do parque PET tiveram 70 farmacêuticos à disposição para prestação de serviços durante todo o sábado

Na capital, a ação aconteceu das 9h às 17h no Parque Esportivo dos Trabalhadores, na zona leste, mais de 50 farmacêuticos e acadêmicos e foram responsáveis por 1400 dos atendimentos. Durante todo o dia, os voluntários trabalharam intensamente para o benefício da saúde da população.

A cada orientação, a cada serviço prestado era possível reforçar aos participantes a necessidade de monitoramento constante para evitar doenças como hipertensão arterial, diabetes e muitas outras. Elisandra Cachello, 38 anos, passeava no parque com o filho quando se deparou com a ação e achou uma boa oportunidade de verificar como andava a saúde. "Eu nem sabia que fazia parte do grupo de fatores de risco para hepatite C", diz ela que entrou no grupo por possuir tatuagem e piercing. "Após fazer um teste de hepatite soube que estava tudo bem. Parabéns pelo trabalho". 

Para o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, a iniciativa contribui para a divulgação dos serviços que podem ser realizados nas farmácias e drogarias. "Através da prestação de vários serviços e orientação sobre medicamentos, durante o dia todo promovemos a imagem do Farmacêutico contribuindo para a valorização da nossa profissão perante a sociedade". Tanto o presidente, quanto os diretores dr. Marcos Machado e dra. Priscila Dejuste também prestigiaram a ação estiveram em Mauá na parte da manhã e na Zona Leste durante a tarde. 

Dr. Pedro Menegasso, dra. Priscila Dejuste e dr. Marcos Machado (esq p/ dir), diretoria do CRF-SP presente no Farmacêutico na PraçaDr. Pedro Menegasso, dra. Priscila Dejuste e dr. Marcos Machado (esq p/ dir), diretoria do CRF-SP presente no Farmacêutico na Praça

Dr. Marcos Machado destacou o empenho, a organização e o profissionalismo da equipe de voluntários de todo o Estado, especialmente de Mauá, onde a ação nunca tinha acontecido. 

Na Grande São Paulo e interior o dia também foi de muito trabalho nas cidades de Adamantina, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Guararapes, Jundiaí, Marília, Mauá, Piracicaba, Presidente Prudente, Regente Feijó, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto e Sorocaba. O destaque ficou para a cidade de Piracicaba que contou com cerca de 1200 atendimentos. 

Com exceção da capital, Piracicaba e Mauá foram as cidades com maior número de atendimentos com 2020 pessoas orientadas Com exceção da capital, Piracicaba foi a cidade com maior número de atendimentos com 1200 pessoas orientadas Com exceção da capital, Piracicaba e Mauá foram as cidades com maior número de atendimentos com 2020 pessoas orientadasMauá também se destacou com 1020 pessoas atendidas. Foi a primeira vez que a região do ABC realizou o Farmacêutico na Praça

O CRF-SP agradece aos farmacêuticos e estudantes voluntários pelo empenho e dedicação para fazer com que a população reconheça o farmacêutico e torne-o referência em relação ao uso de medicamentos. Se quiser participar das próximas ações entre em contato com a Seccional mais próxima e seja um profissional que faz a diferença. 

A ação continua em diversas regiões. No domingo, 11/11 será a vez de Araraquara realizar o Farmacêutico na Praça no Shopping Jaraguá das 10h às 15h.

Confira o álbum de fotos na fan page do CRF-SP no Facebook: https://www.facebook.com/crfsp 

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.