CRF-SP participa do I Fórum de Assistência Farmacêutica Hospitalar do Estado de São Paulo

 

São Paulo, 26 de outubro de 2012.

O Núcleo de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promoveu na quinta-feira (25 de outubro), no Centro de Convenções Rebouças, na capital, o I Fórum de Assistência Farmacêutica. O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, fez parte da mesa de abertura juntamente com outras autoridades ligadas à saúde e assistência farmacêutica no Estado e destacou que a presença do farmacêutico na farmácia hospitalar garante segurança ao paciente e qualidade na gestão, e reforçou que a entidade está à disposição do setor, apoiando qualquer iniciativa que vise a capacitação do farmacêutico e a consequente melhoria no serviço prestado ao paciente. “Em muitas áreas, nós, farmacêuticos, temos sempre de demonstrar que nossa presença vale a pena, mas o farmacêutico hospitalar já comprovou que a importância de seu trabalho faz a diferença na administração do hospital. Isso deve ser preservado e ampliado”.

 

Da esq. p/ dir.: Dra. Helaine Capucho, Reynaldo Mapelli Junior, Giovanni Guido Cerri, dr. Pedro Menegasso e dra. Sônia CiprianoDa esq. p/ dir.: Dra. Helaine Capucho, Reynaldo Mapelli Junior, Giovanni Guido Cerri, dr. Pedro Menegasso e dra. Sônia Cipriano

 

Também presente na abertura do evento, o secretário estadual da Saúde, Giovanni Guido Cerri, elogiou a iniciativa de promover um fórum sobre as práticas seguras no uso de medicamentos. “Trata-se de uma preocupação que representa um avanço muito grande na área da saúde, pois qualquer iniciativa que tenha como foco a segurança do paciente, seja do ponto de vista técnico ou administrativo, merece elogios”.O chefe de gabinete do governo do Estado de São Paulo, Reynaldo Mapelli Junior, representou o governador Geraldo Alckmin no Fórum.

Já a diretora do Núcleo Técnico de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde, dra. Sonia Lucena Cipriano, ressaltou que há muito o que se debater sobre o tema do fórum em função da importância da garantia da segurança do paciente no ambiente hospitalar. “A realização de fóruns como esse é a oportunidade que os profissionais do setor têm para trocar conhecimentos e, assim, complementar sua atuação como prestadores de serviço de qualidade”.

Ao longo do dia, o Fórum contou com palestras ministradas por especialistas na área do Brasil e exterior, com o intuito de debater as práticas seguras no uso de medicamentos, abordando aspectos como o impacto da automação no uso seguro de fármacos, erros de medicação e medicamentos potencialmente perigos, entre outros.

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.