Ministério da Saúde vai avaliar políticas públicas de uso e acesso a medicamentos em todo o país

 

Ministério da Saúde vai avaliar políticas públicas de uso e acesso a medicamentos em todo o país - panthermediaMinistério da Saúde vai avaliar políticas públicas de uso e acesso a medicamentos em todo o país - panthermediaSão Paulo, 11 de outubro de 2012.

O Ministério da Saúde vai promover um levantamento nacional para avaliar o impacto e a eficiência das políticas públicas de medicamentos no país. A Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos (Pnaum) vai envolver 35 mil residências de 300 municípios de todos os estados.

A pesquisa será realizada em parceria com 11 universidades federais e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Ela pretende traçar uma radiografia sobre o consumo e o acesso a medicamentos pela população brasileira. O principal objetivo é coletar dados e indicadores para estabelecer os rumos estratégicos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Ministério decidiu realizar a pesquisa após perceber o aumento dos gastos do governo com medicamentos, que passaram de 6%, em 2003, para 12,6%, em 2012.

Com início em 2013, o Ministério da Saúde, por meio de pesquisa em 35 mil residências, vai avaliar o uso e o acesso aos medicamentos.  Segundo José Miguel do Nascimento Júnior, diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde a pesquisa verificará se a pessoa adoeceu no último mês e se precisou de medicamento. Se sim, onde teve acesso a esse medicamento, onde ele estava disponível, se teve que comprar, se retirou na farmácia popular ou no posto de saúde.

Ele explicou que, além do inquérito residencial, a pesquisa terá outra etapa, que começa em novembro deste ano e deve durar cerca de três meses. Nesta fase, serão coletadas informações sobre o atendimento prestado ao paciente desde a prescrição e a retirada do medicamento até o acompanhamento durante o tratamento nas unidades de saúde.

Nesta fase, em que serão entrevistadas mais de 4 mil pessoas, vão ser analisadas também as receitas médicas quanto à qualidade, letra, posologia e prescrição racional do uso do medicamento.
De acordo com Ministério da Saúde, os resultados da pesquisa serão divulgados até o fim de 2013.

  

Thais Noronha (com informações Agência Brasil)

Assessoria de Comunicação CRF-SP

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.