Anvisa anuncia que registro de medicamento será eletrônico. Objetivo é reduzir tempo de espera para avaliação

 

Hoje, tempo de espera para avaliação de registro de medicamentos supera 700 diasHoje, tempo de espera para avaliação de registro de medicamentos supera 700 diasSão Paulo, 25 de setembro de 2012.

Pedidos de registro de medicamentos na Anvisa passarão a ser feitos por meio eletrônico. O sistema, que começou a ser desenvolvido em 2009, entra em funcionamento a partir de outubro. Atualmente os processos são analisados em papel, o que, segundo informações da Agência, acaba dificultando a rapidez na análise.

Levantamento da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) indica um aumento no tempo de espera para avaliação de registro de medicamentos no último ano, com prazo médio superior a 700 dias.

De acordo com a Anvisa, esse tempo de espera é provocada principalmente pelo aumento da demanda. Entre 2007 e 2012, o número de pedidos de análise dobrou. A média mensal, que era de 35 mil, passou para 72 mil. Com o registro eletrônico, será possível que a análise seja feita simultaneamente em mais de um departamento, o que deverá reduzir o tempo de espera.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

Com informações do jornal Estado de S. Paulo

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.