Seminário em São João da Boa Vista reúne representantes de 18 municípios para discutir a Assistência Farmacêutica no SUS


 

Seminário em São João da Boa Vista reúne representantes de 18 municípios para discutir a Assistência Farmacêutica no SUSSeminário em São João da Boa Vista reúne representantes de 18 municípios para discutir a Assistência Farmacêutica no SUS
Seminário em São João da Boa Vista reúne representantes de 18 municípios para discutir a Assistência Farmacêutica no SUS
São João da Boa Vista, 20 de setembro de 2012

Na última sexta-feira (14), mais de 70 profissionais, gestores e estudantes da área da saúde participaram do III Seminário Para Gestores Municipais da Seccional de São João da Boa Vista, promovido pelo CRF-SP, para discutir a estruturação da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS). Representantes de 18 municípios da região participaram do Encontro.

No evento foram abordados experiências de municípios que obtiveram bons resultados de gestão e de atendimento à população após a implantação da assistência farmacêutica, como por exemplo a humanização no atendimento registrado em Piracicaba, além a importância das seccionais do CRF-SP em todo estado contarem com comissões de saúde pública, como forma de facilitar e incentivar o desenvolvimento da assistência farmacêutica nos municípios.

Um dos destaques do evento foi a apresentação da experiência da diminuição da prescrição e do uso irracional de medicamentos na judicialização do SUS, vencedor do Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção ao Uso Racional de Medicamentos, oferecido pelo Ministério da Saúde.  A experiência, realizada em Mauá e coordenada por farmacêuticos, representou a redução de 59,4% de gasto com medicamentos em 2010.  A previsão do município para 2010 era de um gasto de R$ 1.920.000 com medicamentos. Com o trabalho de judicialização realizado, o gasto foi de R$749.426. O segredo foi qualificar o embasamento técnico das ações judiciais e criar condições de se articular cada vez mais com o judiciário. 

O Diretor Técnico do XIV Departamento Regional de Saúde (São João da Boa Vista), dr. Benedito Carlos Rocha Westin, ressaltou em suas considerações que a Assistência Farmacêutica é a “bola da vez” na assistência pública de saúde. Segundo ele, a assistência pública começou com a vacinação, passou para a assistência médica, odontológica e agora é a vez de consolidar a Assistência Farmacêutica no Brasil.

Para os participantes, o evento trará resultados positivos para a saúde pública da região. “Os exemplos trazidos de cidades que já praticam a Assistência Farmacêutica contribuem para refletirmos a possibilidade e importância de aplicá-la em nossa região”, afirmou a farmacêutica dra. Flávia Clara Trevisan, de São Sebastião da Grama. A estudante do último ano de Farmácia, Cínthia Martins, do Espírito Santo do Pinhal, ressaltou que as experiências de Assistência Farmacêutica apresentadas lhe deram um ânimo a mais para se tornar profissional. “O evento trouxe uma visão prática do que estou aprendendo na universidade e uma expectativa de como posso atuar no futuro, principalmente ao ver exemplos de crescimento da profissão em outras cidades”.

 

 

Mônica Neri
Assessoria de Comunicação CRF-SP 

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.