Ministério da Saúde premia farmacêuticas da Prefeitura de Mauá por trabalho inédito na judicialização do SUS

 

As farmacêuticas Laís, Melissa, Giovana e Cláudia com o vice-prefeito e secretário de Saúde de Mauá no período, Paulo Eugênio Pereira JrAs farmacêuticas Laís, Melissa, Giovana e Cláudia com o vice-prefeito e secretário de Saúde de Mauá no período, Paulo Eugênio Pereira Jr

São Paulo, 30 de agosto de 2012.

As farmacêuticas Cláudia Baseio, Giovana Garofalo, Laís Campos e Melissa Spröesser Alonso acabam de ganhar pela segunda vez consecutiva o Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção ao Uso Racional de Medicamentos, oferecido pelo Ministério da Saúde. O trabalho com o tema “Atenção Farmacêutica na diminuição da prescrição e do uso irracional de medicamentos na judicialização do SUS” alcançou o primeiro lugar na categoria I - Experiência Bem Sucedida de Profissionais nos Serviços de Saúde.

Dos 163 trabalhos inscritos em seis categorias, 23 foram premiados na cerimônia que ocorreu em 15 de agosto, durante o IV Congresso Brasileiro de sobre o Uso Racional de Medicamentos, em Salvador (BA).

Membros da Comissão Assessora de Saúde Pública da Seccional de Santo André, as quatro farmacêuticas, que integram a equipe de assistência farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Mauá, no ABC paulista, apresentaram os avanços alcançados após a implantação do acompanhamento técnico dos processos de ação judicial, qualificando a dispensação, reduzindo o uso inadequado de medicamentos, diminuindo gastos e fornecendo alternativas de tratamentos preconizados pela Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), com garantia de segurança e eficácia terapêutica.

Resultados da assistência farmacêutica

Além da redução de gastos, observa-se também que, após a implantação da Atenção Farmacêutica na dispensação por via judicial, os pacientes se conscientizaram sobre a utilização adequada e racional de medicamentos.

A ação farmacêutica no enfrentamento desse problema foi imprescindível à promoção do uso racional de medicamentos e destinação de recursos previstos para áreas prioritárias e atendimento do SUS, pois permitir que algumas poucas pessoas tenham acesso a tratamentos excepcionais custeados pelo ente público, sem garantir que todas as pessoas na mesma situação tenham acesso ao benefício, constitui violação direta ao princípio de acesso igualitário aos serviços da saúde.

O trabalho no município de Mauá, passou pela criação de uma resolução (SS 002/2011), um documento elaborado em conjunto com os profissionais da rede de saúde do município.  Este protocolo tem por finalidade padronizar as ações de prescrição e dispensação e incidir diretamente na diminuição de ações impetradas contra o município para a solicitação de medicamentos não padronizados.

Clique aqui para ler o documento na íntegra

Trabalho bicampeão

Na edição anterior do prêmio, o trabalho das farmacêuticas já havia sido primeiro colocado na mesma categoria com o tema: Estratégias Adotadas pelo Município Visando a Garantia de Adesão ao Uso Racional de Medicamentos.

“Ter o reconhecimento do Ministério da Saúde por dois anos consecutivos, demonstra que as ações de Assistência Farmacêutica realizadas com o apoio do Secretário de Saúde no período, Paulo Eugenio Pereira Junior, e a brilhante contribuição de todos os profissionais de saúde envolvidos no processo, impactam positivamente na melhoria das condições de saúde da população de Mauá”, afirma Melissa Spröesser Alonso.

Durante o congresso também ocorreu o lançamento do livro publicado pelo Ministério da Saúde contendo o trabalho premiado das farmacêuticas na edição anterior do prêmio.

 

Thais Noronha (com informações site Prefeitura de Mauá)

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.