CRF-SP traz profissionais de renome para discutir a importância da ética no bem-estar do ser humano, no exercício da profissão e na pesquisa

 

 CRF-SP traz profissionais de renome para discutir a importância da ética no bem-estar do ser humano, no exercício da profissão e na pesquisa. Crédito: Somkla Chantanakitwanit/Panthermedia CRF-SP traz profissionais de renome para discutir a importância da ética no bem-estar do ser humano, no exercício da profissão e na pesquisa. Crédito: Somkla Chantanakitwanit/PanthermediaSão Paulo, 23 de julho de 2012

Para compartilhar experiências e debater sobre a questão ética na profissão farmacêutica, o CRF-SP promove gratuitamente nesta sexta-feira (27/07) o Seminário “Ética, responsabilidade social e sustentabilidade no exercício da profissão”, na Universidade Anhembi Morumbi, na capital, a partir das 8h30.

O evento tem como destaque a participação do filósofo dr. Mário Sérgio Cortella que fará uma apresentação de como a ética influencia no dia a dia das pessoas, das organizações e das instituições. O filósofo falará sobre a importância da ética no bem-estar do ser humano e no fortalecimento da imagem das instituições. Cortella é mestre e doutor em Educação, professor e autor de diversas obras sobre ética e comentarista dos programas Academia CBN e Escola da Vida, da Rádio CBN. Já foi membro do Conselho Técnico Científico de Educação Básica da CAPES/MEC (2008/2010) e secretário municipal de Educação de São Paulo (1991/1992).

O Seminário também terá a palestra “Ética na Sociedade Contemporânea”, ministrada pelo dr. Paulo Fortes, médico e professor de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Dr. Fortes é especialista em bioética, que investiga as condições necessárias para uma administração responsável  da vida humana, animal e responsabilidade ambiental. A Bioética discute questões onde não existe consenso moral como a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, pesquisa com células-troco, os transgênicos bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e suas aplicações. Para ele, a bioética deve se debruçar sobre as intensas transformações políticas, econômicas, sociais, culturais, ambientais, epidemiológicas e demográficas, para uma aproximação com os problemas da coletividade. “A bioética, no século XXI, poderá ser considerada como importante instrumento para a melhoria do convívio social, foco primeiro da ética”, diz.

No período da tarde, o Seminário traz o Painel “Conflitos Éticos na Profissão Farmacêutica” que será apresentado por dr. Marcus Elidius, dra. Mafalda Biagini e dr. Pedro Eduardo Menegasso, presidente do CRF-SP. De acordo com dr. Pedro Menegasso a capacitação ética é fundamental para a atuação dos farmacêuticos. “Nossa gestão tem priorizado a ética em todas as discussões e ações praticadas pela entidade”, afirma.

Informações e inscrições podem ser feitas pelo telefone: (11) 3067-1468. No dia do evento, solicita-se a doação de uma lata de leite em pó ou um pacote de fralda geriátrica. 

Leia o artigo “A bioética em um mundo em transformação”, do Dr. Paulo Fortes aqui.


Mônica Neri 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.