FDA aprova medicamento para ajudar a reduzir risco de infecção da Aids por via sexual

 

FDA aprova medicamento para ajudar a reduzir risco de infecção da Aids por via sexualFDA aprova medicamento para ajudar a reduzir risco de infecção da Aids por via sexualSão Paulo, 16 de julho de 2012.

A Agência Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (16/07) a aprovação do medicamento Truvada, do laboratório Gilead Sciences, como primeira pílula para ajudar a reduzir o risco de infecção da Aids por via sexual.

Os testes clínicos apontaram uma redução significativa do risco de infecção em dois grupos de risco. O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH) observou que dentre 2,5 mil homens homossexuais e bisexuais a redução foi de 42%. Já um estudo realizado pela Universidade de Washington, verificou que em cerca de 4,8 mil casais heterossexuais, em que um dos parceiros era portador do vírus, a diminuição do risco foi de 75 %.

A pílula é considerada por muitos especialistas uma nova e potente ferramenta contra o vírus da Aids, mas alguns profissionais de saúde temem que a descoberta incentive comportamentos sexuais de risco.

Debra Bimkrant, diretora da divisão de produtos antivirais do FDA, enfatiza que o uso consciente deve incluir outras prática de prevenção, que incluem o uso de camisinha, a realização regular de testes de HIV e o tratamento de outras doenças sexualmente transmissíveis. “Truvada não é um substituto às praticas sexuais seguras”, alertou.

A aprovação do Truvada como estratégia de prevenção não significa que ele deve ser usado indiscriminadamente. Como todo medicamento antirretroviral, ele possui alguns efeitos colaterais, dentre eles vômito, diarreia, náuseas e tontura. Em alguns poucos casos mais graves, há registros de intoxicação do fígado e até de enfraquecimento dos ossos.

Por isso, os especialistas do FDA recomendam que somente pessoas em grupos de risco específicos devem tomar o remédio. Além disso, é preciso haver rigor com o horário e as doses da medicação para que o efeito preventivo seja atingido.



Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP
(Com informações do portal FDA)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.