Medicamento Tamiflu, que trata da gripe influenza A (H1N1), já pode ser vendido sem retenção da receita



Medicamento Tamiflu, que trata da gripe influenza A (H1N1) já pode ser vendido sem retenção da receita.Medicamento Tamiflu, que trata da gripe influenza A (H1N1) já pode ser vendido sem retenção da receita.São Paulo, 11 de julho de 2012

A substância oseltamivir, princípio ativo do medicamento Tamiflu, foi excluído da lista das substâncias sujeitas a controle especial pela Anvisa. O medicamento Tamiflu, indicado para tratamento de gripe influenza A (H1N1), pode ser comprado agora com receita simples, que não fica retida no estabelecimento. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a determinação tem o objetivo de facilitar o acesso da população ao medicamento por diminuir a burocracia no processo de compra. A orientação é que o tratamento com o remédio seja iniciado o mais rápido possível após o surgimento dos primeiros sintomas, dispensando a necessidade de aguardar resultados de laboratório ou sinais de agravamento no caso de pacientes que apresentem síndrome gripal e façam parte dos grupos vulneráveis à doença – gestantes, crianças pequenas, idosos, obesos e portadores de doenças crônicas.

Pacientes com síndrome gripal e que não pertencem aos grupos de risco devem receber o medicamento quando manifestarem sintomas graves, como falta de ar ou persistência da febre por mais de três dias. Segundo o ministério, o antiviral deve ser tomado nas primeiras 48 horas após o início da doença para atingir a eficácia máxima.

A RDC 39/2012 foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (10/7) e atualiza o Anexo I da Portaria SVS/MS nº 344/98. Para ter acesso, clique aqui.



Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações da Agência Saúde)



CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.