Fábrica brasileira produzirá mosquito transgênico para combate à dengue

 

Fábrica brasileira produzirá mosquito transgênico para combate à dengue. Crédito: Mohd Musa/PanthermediaFábrica brasileira produzirá mosquito transgênico para combate à dengue. Crédito: Mohd Musa/PanthermediaSão Paulo, 10 de julho de 2012

Foi inaugurada no último sábado (7), na Bahia, uma fábrica que produzirá mosquitos estéreis para serem utilizados no combate à dengue.  O criadouro poderá produzir até quatro milhões de machos do Aedes aegypti estéreis por semana. 

A iniciativa é inédita no mundo e resultado de pesquisa da Universidade de São Paulo, em parceria com a empresa pública Moscamed, que é especializada na produção de insetos transgênicos para controle biológico de pragas. 

Segundo os pesquisadores, os machos do Aedes aegypti estéreis, quando liberados no ambiente em quantidade duas vezes maior do que os insetos não-estéreis, vão atrair as fêmeas para cópula. Por estes mosquitos serem modificados geneticamente, sua prole não será capaz de atingir a fase adulta, período em que pode transmitir a doença. 

Os insetos transgênicos serão liberados inicialmente no município de Jacobina (BA) que tem 79 mil habitantes e apresentou 1.647 casos de dengue e dois óbitos pela doença somente no primeiro semestre de 2012.

A experiência vai mostrar aos pesquisadores a redução da doença na população de uma cidade de médio porte, além de verificar a melhor maneira de adaptar o mosquito modificado ao ambiente, principalmente em relação ao transporte e logística. 

Entre 2011 e início de 2012, um projeto piloto teve resultados positivos. Os trabalhos aconteceram nos bairros de Mandacaru e Itaberaba, em Juazeiro, ambos com cerca de três mil habitantes e um alto índice de proliferação do mosquito. Em seis meses, com a liberação dos insetos estéreis, houve redução de cerca de 90% da população do Aedes aegypti.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações da Agência Saúde e Moscamed)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.