CRF-SP sedia I Encontro Nacional de Comissões de Saúde Pública dos Conselhos de Farmácia

Dr. Pedro Menegasso participa da mesa de abertura do Encontro Nacional das Comissões de Saúde PúblicaDr. Pedro Menegasso participa da mesa de abertura do Encontro Nacional das Comissões de Saúde PúblicaSão Paulo, 4 de julho de 2012.

Nesta quarta-feira, 4 de julho, o CRF-SP sedia o I Encontro Nacional de Comissões de Saúde Pública dos Conselhos de Farmácia, organizado pelo Conselho Federal de Farmácia. Durante o evento, representantes de todos os CRFs do país trocam experiências sobre a situação do farmacêutico na rede pública nas mais diversas regiões brasileiras.

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, participou da mesa de abertura e diz-se honrado por São Paulo sediar o Encontro. Ele destacou também as experiências positivas do Estado de São Paulo, no sentido de apoiar os municípios para que se adequem à legislação no que se refere à obrigatoriedade do farmacêutico no Sistema Único de Saúde, como é o caso da criação do GTAM, Grupo Técnico de Apoio aos Municípios. “Temos obtido resultados expressivos com esse apoio aos municípios. Damos todo o suporte para que cada cidade estruture a assistência farmacêutica”.

Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP participa da abertura do Encontro ao lado de dr. Israel Murakami, coordenador da Comissão de Saúde Pública do CRF-SP Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP participa da abertura do Encontro ao lado de dr. Israel Murakami, coordenador da Comissão de Saúde Pública do CRF-SP

Apesar do avanço e grande expectativa de crescimento para a área, o presidente enfatizou que ainda há muito trabalho pela frente. “Queremos compartilhar a iniciativa de São Paulo com as demais regiões do país para que juntos os Conselhos Regionais e Federal mudem a realidade”, disse dr. Pedro.

O coordenador da Comissão de Saúde Pública do CRF-SP e conselheiro, dr. Israel Murakami também participa do Encontro e divide as experiências do Estado com todo o país. Outra iniciativa positiva do CRF-SP foi a publicação em 2009 de um documento com as diretrizes para a estruturação da assistência farmacêutica municipal, documento essencial que tem norteado os gestores municipais.

O vice-presidente do CRF-SP dr. Valmir di Santi falou do empenho das comissões de saúde pública em todo o país O vice-presidente do CFF dr. Valmir di Santi falou do empenho das comissões de saúde pública em todo o país

O Encontro acontece até às 18h com uma plenária em que serão discutidas as principais estratégias para qualificação da assistência farmacêutica, assim como a interlocução com os gestores municipais e estaduais. Para o vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia, dr. Valmir de Santi  também é necessário empenho do farmacêutico. “Trabalhamos para que o profissional ocupe mais espaço na sociedade, mas para isso é preciso que o farmacêutico queira e busque essa conquista”.

Thais Noronha