EUA aprovam primeiro teste para detectar HIV pela saliva. Kit chega às farmácias norte-americanas em outubro


Teste de HIV caseiro será comercializado em supermercados e farmácias norte-americanasTeste de HIV caseiro será comercializado em supermercados e farmácias norte-americanasSão Paulo, 4 de julho de 2012.

Nessa semana, a FDA (agência reguladora de medicamentos e alimentos dos EUA) aprovou o primeiro teste caseiro para detectar o vírus HIV. O OraQuick, identifica o vírus HIV pela saliva, que é coletada com o uso de um cotonete. O resultado demora de 20 a 40 minutos.

A FDA já tinha aprovado anteriormente outros kits de teste para serem usados em casa. A análise era feita, na maioria das vezes, por meio do sangue, com a coleta sendo encaminhada a um laboratório. A previsão é que o kit chegue ao mercado em outubro. 

A FDA reforçou que o kit caseiro não é 100% preciso, mas os resultados foram bem positivos. Em experimentos com portadores do HIV, houve um acerto de 92%. Ou seja, de cada 12 infectados, um resultado sai com diagnóstico errado.

Em pessoas que não tinham o vírus, o kit acertou 99% dos casos. Isso equivale a um erro em cada 5.000 indivíduos testados.

Uma versão do OraQuick para profissionais da saúde já é comercializada, desde 2002, pela empresa fabricante, a Orasure, com 99% de acerto tanto para os portadores quanto para os não portadores do HIV.
 Os cientistas da Orasure envolvidos no desenvolvimento do teste caseiro não sabem explicar por que ocorre essa diferença de resultados nos testes realizados com os dois grupos.

Teste no Brasil

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o teste de detecção de HIV por via oral em 2008, com uso exclusivo em centros de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios. Não há previsão dos testes serem comercializados para a população brasileira.

O teste oral, feito com o aparelho OraQuick, pode detectar anticorpos do HIV-1 e do HIV-2 e é fácil de ser aplicado. Basta passar uma palheta (parecida com um cotonete) na gengiva e, então, mergulhá-la numa solução líquida reveladora. Se o resultado for positivo, duas linhas vermelhas aparecerão.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações Folha de S. Paulo)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.