Empresa farmacêutica paga US$ 3 bi por fraude nos Estados Unidos

Empresa farmacêutica paga US$ 3 bi por fraude histórica nos EUA  Empresa farmacêutica paga US$ 3 bi por fraude histórica nos EUA São Paulo, 3 de julho de 2012

A empresa farmacêutica GlaxoSmithKline concordou nesta segunda-feira (02) em pagar 3 bilhões de dólares para encerrar processos dos governos federal e estaduais dos Estados Unidos. O acordo inclui US$ 1 bilhão em multas criminais e US$ 2 bilhões para pagar dívidas aos governos, que a acusam de publicidade ilegal e de adotar preços enganosos. Promotores afirmam que esse é o maior acordo em um caso de fraude na área da saúde na história norte-americana.

A decisão exige que a Glaxo se declare culpada de três acusações criminais envolvendo os antidepressivos Paxil e Wellbutrin e o remédio para diabetes Avandia. De acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a GlaxoSmithKline foi acusada de "promoção ilegal de certos medicamentos, de não divulgar informações relativas à segurança e de fazer declarações falsas sobre os preços".

Em comunicado, o executivo-chefe da Glaxo, Andre Witty, afirmou que o acordo marca o fim de problemas difíceis e antigos para a empresa. "Embora eles tenham se originado em épocas diferentes para a companhia, eles não podem e não vão ser ignorados. Em nome da GSK, eu lamento o ocorrido e reitero que nós aprendemos com os erros cometidos."

Além da multa, a GSK concordou em mudar a compensação para seus representantes comerciais e remover metas de vendas para regiões específicas.

Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações da Agência Estado)