Em seis meses, Estado de São Paulo já tem mais casos registrados e mortes pelo vírus  H1N1 do que em 2011


Em seis meses, Estado de São Paulo registra mais casos e mortes por gripe A do que em 2011Em seis meses, Estado de São Paulo registra mais casos e mortes por gripe A do que em 2011São Paulo, 29 de junho de 2012.

As 11 mortes e os 53 casos de gripe A neste ano em todo o Estado de São Paulo estão longe dos números da pandemia de 2009, quando 578 pessoas morreram após contrair a gripe, mas mesmo assim preocupa os especialistas já que o inverno, época mais crítica do ano, começou há poucos dias.

Das 11 mortes no Estado, sete estão na região norte -duas em São José do Rio Preto e duas, em Mirassol. A capital tem um óbito. Em 2011, foram 26 casos e quatro óbitos no Estado.
A maior circulação do vírus da gripe A, o H1N1, está entre as principais razões para o maior registro de mortes em 2012, segundo o Ministério da Saúde.

Com a maior circulação do vírus no país e com a queda da temperatura as pessoas tendem a se aglomerar e permanecer em locais fechados, o que favorece o contágio pelo H1N1. Apesar da perspectiva de aumento de casos, o Ministério informa que não há motivos para alarde.

Sintomas

Quem tiver dois ou mais sintomas da doença, como febre, tosse e dores de garganta, cabeça, muscular ou nas articulações, a recomendação é procurar imediatamente os postos de saúde públicos.

Vacinação

A campanha nacional de vacinação contra a gripe acabou, mas algumas cidades têm estoque de vacinas por não terem atingido a meta proposta pela Secretaria da Saúde.
Na região de São José do Rio Preto, por exemplo, 30% do total esperado de grávidas, crianças e idosos - população mais vulnerável - não foi vacinada ainda. Em Rio Preto, quatro casos foram confirmados nesta semana.

Em Ribeirão Preto, há vacinas disponíveis. Na cidade, já houve quatro registros do vírus, um a mais do que em 2011.
 

Brasil

O sul do país é a região com o maior número de casos confirmados. Em Santa Catarina, 22 pessoas morreram. O Paraná tem cinco mortes e 62 casos confirmados neste ano. Metade desses casos, só no mês de junho. É muito mais do que em todo o ano passado, quando foram confirmados apenas dois casos.

Alguns cuidados bem simples, como lavar as mãos e deixar os locais bem arejados, podem ajudar no combate à Gripe A.

 

Thais Noronha (com informações Ministério da Saúde)

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.