21 de junho – Dia Nacional de Combate à Asma. CRF-SP ajuda farmacêuticos a orientar a população

 

21 de junho é o Dia Nacional de Combate à Asma21 de junho é o Dia Nacional de Combate à AsmaSão Paulo, 20 de junho de 2012.

A chegada do inverno na quarta-feira, 21 de junho, mesmo dia em que é comemorado o Dia Nacional de Combate à Asma, redobra a atenção aos cuidados, especialmente para os que sofrem com a asma, já que um simples resfriado em pessoas asmáticas geralmente precede as crises.

A asma é uma doença inflamatória das vias aéreas, geralmente associada a alergias transmitidas geneticamente. Quando a pessoa com essa condição se expõe a fatores externos como poeira, mofo e fumaça, surgem sintomas como tosse seca, chiado no peito e falta de ar. Insetos, animais domésticos, perfumes, produtos de limpeza e mudanças de temperatura também podem desencadear uma crise.
Segundo o Ministério da Saúde, a asma é a terceira causa de internação hospitalar no País, e é responsável por cerca de 2.500 óbitos por ano no Brasil. Em 2011 das 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) por asma, mais de 43% dos pacientes eram crianças de zero a seis anos.

Papel do farmacêutico

Como profissional de saúde mais próximo à população, o farmacêutico tem o dever de orientar o paciente com asma a utilizar medicamentos com prescrição médica e mudar hábitos de vida. Para contribuir, o CRF-SP disponibiliza gratuitamente folderes ao farmacêutico que pretende realizar alguma campanha em saúde ou orientar a população na própria farmácia.
Entre as informações do folder estão dicas para evitar as crises, fatores que agravam a crise e devem ser evitados, uso correto de medicamentos e a necessidade de adquirir medicamentos com receita médica.

O folder sobre a asma está disponível para download no portal www.crfsp.org.br/campanhas.

Medicamentos gratuitos

Recentemente, o Ministério da Saúde passou a distribuir gratuitamente três medicamentos utilizados no controle da asma (brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol). Nas 554 unidades próprias, será ofertado gratuitamente o sulfato de salbutamol em duas apresentações. Já nas 20.374 da rede privada, serão ofertados os três medicamentos em oito apresentações. Para retirada dos produtos, basta apresentar documento com foto, CPF e a receita médica dentro do prazo de sua validade. Se o usuário se deparar com uma unidade que ainda não adaptou o seu sistema de vendas à gratuidade, ele deve procurar outra unidade entre as mais de 20 mil existentes no país.

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.