Cerca de 9 milhões de brasileiros têm diabetes. Um em cada cinco idosos no país sofre com a doença.

5,6% da população brasileira declara ter diabetes5,6% da população brasileira declara ter diabetes
5,6% da população brasileira declara ter diabetes

São Paulo, 10 de maio de 2012

A diabetes continua a crescer no Brasil. Pesquisa divulgada ontem pelo Ministério da Saúde indica que 5,6% dos brasileiros acima de 18 anos declaram ter a doença. Esse número indica que cerca de 9 milhões de pessoas no país são diabéticos. Em 2006, esse percentual era de 5,2% da população.

O levantamento feito com base nos dados do sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizado em 2011 e que abrange as 26 capitais e o Distrito Federal, aponta que a doença atinge mais as mulheres. Ao todo, 6% das brasileiras têm diabetes.  Em homens, esse índice é de 5,2%.

Ainda de acordo com o estudo, o diabetes é mais comum em pessoas que estudam menos: 3,7% dos brasileiros com mais de 12 anos de estudo declaram ser diabéticos, enquanto 7,5% dos que tem até oito anos de escolaridade dizem ter a doença.

Outro fator que aumenta o risco do diabetes é a idade. Segundo o Vigitel, 21,6% dos idosos (maiores de 65 anos) possuem a doença, enquanto na faixa etária de 18 a 24 anos esse índice é de 0,6%.

O Vigitel apontou também o percentual de obesidade e de hipertensão, fatores de risco para a doença. De acordo com a pesquisa, no período de 2006 a 2011, houve um crescimento de 28% na prevalência de obesidade no Brasil. Nos homens, o percentual de excesso de peso passou de 47,2% para 52,6% nos últimos seis anos.

Em relação à hipertensão, o estudo apontou que 22,7% da população adulta brasileira é hipertensa. O diagnóstico em mulheres é de 25,4%. Já nos homens esse número é de 19,5%. A preocupação também é maior entre os mais velhos, chegando a 59,7% em pessoas com mais de 65 anos.

O CRF-SP contra a diabetes

Recentemente, o Conselho de Regional de Farmácia do Estado de São Paulo lançou o fascículo “Manejo do Tratamento de Pacientes com Diabetes”. A publicação traz um guia completo sobre os cuidados e a assistência ao indivíduo com diabetes e proporciona subsídio técnico essencial para que o farmacêutico desempenhe, com excelência, o seu papel estratégico na prevenção, controle e acompanhamento clínico do paciente.

A abordagem é completa e traz desde a relação dos sintomas e principais complicações do diabetes, até a interpretação de exames laboratoriais com índices de referência, monitoramento e tratamento do diabetes. Além de disponibilizar modelos de protocolos de procedimento, guia para entrevista com o paciente, cadernetas de acompanhamento, entre outros.

O CRF-SP também conta com os cursos “Manejo do tratamento de pacientes com diabetes módulos 1 e 2”. O curso oferece aos farmacêuticos conhecimentos mais aprofundados sobre o tratamento da doença, em conformidade com a RDC 44/09. Entre os assuntos abordados estão a discussão da fisiopatologia, estratégias de educação e tratamento para diabéticos, casos clínicos e técnicas para autoaplicação de insulina e automonitorização glicêmica, entre outros. O curso é gratuito. Fique atento as datas e locais no portal CRF-SP.

Clique para acessar o Fascículo VII - Manejo do Tratamento de Pacientes com Diabetes

Clique para acessar a pesquisa completa

Clique para acessar o folder da Campanha de Educação em Saúde, que está disponível neste portal para download

Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações da Agência Saúde)