Brasil renova suspensão de patente do antirretroviral Efavirenz® até 2017

 

Governo brasileiro obtém a suspensão da patente de antirretroviral até 2017Governo brasileiro obtém a suspensão da patente de antirretroviral até 2017

São Paulo, 8 de maio de 2011.

O governo brasileiro renovou na segunda-feira,7/05, a suspensão da patente do medicamento Efavirenz®, que pertence ao laboratório americano Merck. A medida é válida até 2017.

O decreto que renova a suspensão da patente, derrubada no País há cinco anos, foi assinado pela presidente Dilma Rousseff e publicado no Diário Oficial na segunda-feira, 7/05. A ratificação da medida alega razões de "interesse público".

O Efavirenz® faz parte do coquetel de medicamentos para tratamento da Aids, distribuído de forma gratuita pelo governo a partir dos programas contra a doença.

A suspensão da patente foi anunciada pelo Brasil em 2007 em meio a uma disputa de preços. Os valores exigidos pelo laboratório americano eram considerados excessivos pelo governo e a produção nacional de Efavirenz® pelo laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reduzia para menos da metade o preço cobrado pelo Merck.

A fabricação do medicamento no Brasil e a suspensão da patente foram adotadas dentro dos limites estabelecidos pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Segundo dados oficiais, o Efavirenz® é usado no País por 103 mil pacientes e a produção da Fiocruz é suficiente para atender essa demanda.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações da Agência EFE)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.