Ação "Farmacêutico na Praça" é realizada simultaneamente em 19 cidades e totaliza 9 mil atendimentos

 

Tenda montada na praça José Bonifácio, em PiracicabaTenda montada na praça José Bonifácio, em Piracicaba

São Paulo, 30 de abril de 2012.

A iniciativa inédita de promover a ação “Farmacêutico na Praça” de forma simultânea em 19 cidades no último sábado (28 de abril) terminou com um número recorde: ao todo foram mais de 9 mil atendimentos à população, com a participação de cerca de 300 voluntários, entre farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia.

O "Farmacêutico na Praça" é uma campanha promovida pelo CRF-SP para orientar a população sobre o uso correto de medicamentos e perigos da automedicação, além de alertar sobre a importância da prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial. A ação também contribui para fortalecer na sociedade o reconhecimento do farmacêutico como profissional de saúde mais próximo da população.

Em cada cidade onde a ação foi realizada, a população teve acesso a serviços gratuitos entre os quais a aferição da pressão arterial e a aferição de glicemia capilar (diabetes). Esses serviços podem ser prestados por farmácias e drogarias, como determina a RDC 44/09 da Anvisa, que inclui também serviços de saúde como a medição de temperatura corporal, inaloterapia, perfuração de glóbulo auricular (colocação de brincos) e a aplicação de injetáveis.

 

Pacientes recebem atendimento durante ação em FernandópolisPacientes recebem atendimento durante ação em Fernandópolis

 

Quem passou pelos locais também recebeu informações sobre a diferença entre medicamentos genéricos, similares e de referência e sobre a necessidade do uso racional de medicamentos. Também houve a distribuição de folderes com informações importantes para a prevenção de doenças e para o uso correto de medicamentos, destacando que o farmacêutico é o profissional de saúde mais próximo da população e está sempre disponível nas farmácias e drogarias para fornecer essas orientações.

 

Repercussão na imprensa

A campanha realizada simultaneamente em 19 cidades da Grande São Paulo e interior do Estado foi também tema de reportagem em diversos veículos de comunicação, que não só divulgaram a ação como também aproveitaram a ocasião para abordar temas como os cuidados para a conservação dos medicamentos e sobre o descarte correto desses produtos.

 

Voluntária afere pressão arterial em paciente que foi à tenda montada em MaríliaVoluntária afere pressão arterial em paciente que foi à tenda montada em Marília

 

Destaque nas redes sociais

A ação “Farmacêutico na Praça” também foi destaque entre os seguidores das redes sociais das quais o CRF-SP participa, como Facebook e Twitter. Ao longo do sábado, muitos aproveitaram para compartilhar informações e fotos da campanha em muitas cidades onde foi realizada, revelando o expressivo interesse da população em participar da ação.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.