Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é comemorado nesta quinta-feira (26/04)

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é comemorado nesta quinta-feira (26/04)Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é comemorado nesta quinta-feira (26/04)São Paulo, 26 de abril de 2012.

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado nesta quinta-feira (26 de abril), visa alertar a população a respeito dos perigos causados pela hipertensão arterial.  Acredita-se que a pressão alta atinja 30% da população brasileira e, como aumenta progressivamente com a idade, pode chegar a comprometer a saúde de 50% das pessoas com mais de 60 anos, sendo o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV), com destaque para o AVC e o infarto do miocárdio, as duas maiores causas isoladas de mortes no país

O CRF-SP, atento ao problema, elaborou uma série de ações através do Programa de Educação em Saúde, visando capacitar os farmacêuticos, como cursos e materiais técnicos que dão apoio ao manejo do tratamento a pacientes portadores de algumas doenças crônicas, dentre elas a hipertensão. 

As campanhas visam orientar a população a buscar os serviços de saúde quando perceber os sintomas relacionados aos temas tratados e também sobre fatores de riscos e meios de prevenção.

Para dar suporte ao programa, o CRF-SP elaborou materiais direcionados a população com informações preciosas sobre formas de prevenção e tratamento dos diversos tipos de doenças.

Os  folderes  estão disponíveis para que o farmacêutico tenha em mãos um rico material que será o suporte necessário para aprimorar ainda mais seu papel de profissional de saúde. Esses materiais também podem ser consultados no portal do CRF-SP.

Farmacêutico na Praça

No próximo sábado (28/04) acontecerá a campanha “Farmacêutico na Praça”, que será realizada simultaneamente em 19 cidades paulistas. A ação contará com a participação de farmacêuticos voluntários que irão oferecer serviços gratuitos à população, como a aferição de pressão arterial e aferição de glicemia capilar (diabetes). Esses serviços podem ser prestados por farmácias e drogarias, como determina a RDC 44/09 da Anvisa, que inclui também serviços de saúde como a medição de temperatura corporal, inaloterapia, perfuração de glóbulo auricular (colocação de brincos) e a aplicação de injetáveis.

Com a iniciativa, o CRF-SP procura despertar na população a importância da prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas como a hipertensão arterial e diabetes, além de alertar que o farmacêutico é um profissional de saúde acessível, que pode ajudar nesse controle.

Clique aqui para ter acesso ao fascículo Manejo do Tratamento de Pacientes com Hipertensão

Clique aqui para ter acesso ao folheto sobre Hipertensão Arterial

 

Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.