CRF-SP encaminha mensagem à Revista Veja mostrando preocupação da forma simplista como o tema foi abordado

 

Em mensagem enviada à Veja, a Assessoria Técnica do CRF-SP elencou uma série de problemas na interação do álcool com medicamentosEm mensagem enviada à Veja, a Assessoria Técnica do CRF-SP elencou uma série de problemas na interação do álcool com medicamentos

São Paulo, 30 de março de 2012.

O CRF-SP encaminhou mensagem à redação da Revista Veja questionando a forma simplista e temerária como a interação álcool x antibióticos foi abordada pela Revista.

A dra. Amouni Mourad, assessora técnica do CRF-SP, elencou uma série de problemas nessa interação.

Segundo ela, as reações decorrentes da associação de álcool com alguns antibióticos como Metronidazol; Trimetoprim-sulfametoxazol, Tinidazole, Griseofulvin interferem significativamente no organismo. O uso concomitante de álcool, mesmo que em pequenas doses, com esses antibióticos pode gerar efeitos graves do tipo antabuse (dissulfiram), substância utilizada no tratamento de dependentes alcoólicos, que quando presente no organismo causa vômitos, palpitação, cefaleia, hipotensão, dificuldade respiratória e alguns casos pode levar até a morte.
 
Outros antibióticos como cetoconazol, nitrofurantoína, eritromicina, rifampicina e isoniazida também não devem ser ingeridos concomitantemente com álcool, pelo perigo de inibição do efeito e por potencializar a toxicidade hepática. Deve-se lembrar ainda que o álcool inibe o sistema imune e dificulta o combate contra agentes infecciosos.
 
Baseada nessas informações, a mensagem do CRF-SP à Revista Veja alerta que, ao dizer que é “tabu ou mito o uso de álcool com antibióticos”, a publicação fez uma generalização temerária, uma vez que o leigo pode achar que isso não acarretará nenhuma consequência no seu tratamento.

 

Assessoria de Imprensa do CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.