Carnaval: CRF-SP alerta população sobre riscos da mistura de álcool e medicamentosCarnaval: CRF-SP alerta população sobre riscos da mistura de álcool e medicamentosSão Paulo, 17 de fevereiro de 2012

O CRF-SP emitiu à imprensa paulista um alerta apresentando alguns riscos que as pessoas estão sujeitas pela mistura de bebidas alcoólicas e medicamentos. O objetivo foi conscientizar a população sobre os cuidados necessários com o uso de medicamentos, em especial no período do ano quando há tendência de maior consumo de álcool por conta das festividades de Carnaval. Entre os veículos que procuraram o CRF-SP para falar sobre o assunto estiveram as rádios Estadão ESPN e Jovem Pan, que entrevistaram o presidente dr. Pedro Menegasso.

De acordo com dados divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a cada 1 hora, 3 brasileiros são intoxicadas por medicamentos. Mais de 30% dos casos de intoxicação humana foram provocadas por medicamentos, o que ultrapassa os casos de intoxicação por domissanitários e agrotóxicos.

O alerta buscou apresentar em linguagem simples e direta alguns riscos envolvendo a automedicação e a importância de as pessoas buscarem a orientação e o auxílio de profissionais de saúde, principalmente o farmacêutico, tendo em vista que a Organização Mundial de Saúde (OMS) conceitua a Automedicação Responsável como a prática dos indivíduos de tratar seus próprios sintomas e males menores com medicamentos aprovados e disponíveis sem a prescrição médica e que são seguros quando usados segundo as instruções.

Vale destacar que o Conselho Federal de Farmácia estabelece que a automedicação responsável é responsabilidade do farmacêutico relativamente a cada patologia que possa ser objeto de sua intervenção no processo saúde-doença e que o farmacêutico deve:

 Promover ações de informação e educação sanitária dirigidas ao consumidor ou doente de modo que relativamente aos medicamentos se possa fazer uma opção e não um abuso;
 Desenvolver ações na seleção e dispensação de medicamentos não prescritos.

Clique aqui para ouvir na íntegra a entrevista concedida pelo dr. Pedro Menegasso à Rádio Jovem Pan,