Seminário discute assistência farmacêutica e ações para atenção integral à saúde em Guarulhos

Evento lotou o anfiteatro da Secretaria de Saúde de Guarulhos e contou com a participação da diretoria do CRF-SPEvento lotou o anfiteatro da Secretaria de Saúde de Guarulhos e contou com a participação da diretoria do CRF-SP

Guarulhos, 15 de fevereiro de 2012.

A Prefeitura de Guarulhos realizou nesta quarta-feira  (15/02) o I Seminário da Assistência Farmacêutica de Guarulhos, que debateu o tema “A revelação de um novo ator na atenção integral à saúde: conquistas e desafios de farmacêuticos para o século XXI”. O encontro lotou o anfiteatro da Secretaria de Saúde e teve o objetivo de refletir sobre as praticas atualmente adotadas no município e planejar novas ações para uma atenção integral à saúde.

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, participou do evento e ressaltou que a assistência integral à saúde deve ser pautada por um trabalho de cooperação entre a equipe de saúde. Falou também que o farmacêutico é o novo ator na assistência à saúde e que ele precisa conquistar o seu espaço. Elogiou ainda a evolução da assistência farmacêutica da cidade. “Graças à visão de quem governa a cidade, Guarulhos tem hoje uma condição privilegiada neste aspecto”, concluiu.

 

Dr. Pedro Menegasso e dra. Alice MansourDr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP e dra. Alice Mansour, Secretaria Municipal de Guarulhos

Apesar de reconhecer as fragilidades do sistema de saúde, o secretário municipal de Saúde de Guarulhos, Carlos Chnaiderman, apontou os avanços que a cidade conquistou nos últimos anos, especialmente na questão da assistência farmacêutica. “Temos muitos desafios, mas estamos avançando”, disse o secretário, que citou o quadro de 56 farmacêuticos e mais quatro em fase de contratação. Ele mencionou ainda sua determinação em ampliar a lista de medicamentos do município, implantar a consulta do farmacêutico, difundir o trabalho deste profissional na vigilância sanitária, além de implantar as praticas integrativas na saúde pública, especialmente a fitoterapia.

A região de Guarulhos é a segunda maior cidade do Estado e foi constituída em decorrência de um crescimento desordenado. Hoje o município possui regiões precárias, distantes, sem saneamento e estrutura. Apesar disso, Guarulhos avançou com a sua política de assistência farmacêutica e aponta para o aprimoramento deste sistema”, disse a dra. Alice Mansour, farmacêutica do departamento administrativo e financeiro da saúde. Durante sua apresentação, ela mostrou a evolução deste trabalho desde a publicação da lei 8080, de 1990, que criou o Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento contou ainda com a participação do dr. Eloi Lago, diretor do curso de Farmácia da Universidade de Guarulhos (UnG), que falou sobre os desafios das instituições de ensino em formar profissionais preparados para atuar no novo cenário de assistência farmacêutica, e da dra. Solange Cristina Aparecida Vialle, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Guarulhos, que considerou fundamental a discussão do papel do farmacêutico na assistência à saúde.

 

Carlos Chnaiderman, secretário municipal de Saúde de Guarulhos, e dr. Eloi Lago, diretor do curso de Farmácia da UnGCarlos Chnaiderman, secretário municipal de Saúde de Guarulhos, e dr. Eloi Lago, diretor do curso de Farmácia da UnG

O encontro foi organizado pela dra. Auricélia da Silva, farmacêutica do município e membro de grupos de gestão de assistência farmacêutica; e pela dra. Dalel Haddad, gerente da divisão de gestão em educação e saúde de Guarulhos. O evento contou ainda com a presença da dra. Priscila Dejuste, secretária-geral do CRF-SP e do dr. Emanuel Pires de Araújo, vice-diretor da Seccional de Guarulhos do CRF-SP.

 

Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.