Farmacêuticos de Registro, Mogi das Cruzes e Caraguatatuba e Santos prestigiam palestra do XII Encontro Paulista de Farmacêuticos

São Paulo, 10 de fevereiro de 2012.

O XII Encontro Paulista de Farmacêuticos está na reta final. Na última semana, as cidades de Registro, Mogi das Cruzes, Caraguatatuba e Santos receberam a palestra “Valorização profissional: tenha atitude e faça a diferença”. O tema foi escolhido para a diretoria para estimular o farmacêutico a mudar de postura e mostrar seu trabalho para que, consequentemente, obtenha resultados positivos e valorização tanto do gestor quanto da população.

Mogi das Cruzes

O dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, foi o palestrante do encontro realizado na Universidade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes.  Ele questionou as principais queixas dos farmacêuticos em relação a piso salarial e falta de valorização.

"Nós começamos a pensar errado. Pensamos que o piso é o teto. Não se pode partir do princípio que o farmacêutico tem que ganhar o piso. Melhorar a remuneração não pode ser o objetivo, mas o reconhecimento de um bom profissional”.

Dr. Pedro destacou a tendência das pessoas a sustentar o que é estabelecido, a se manter na zona de conforto e conviver com o que é rotineiro. “Você consegue no seu dia a dia mostrar para que serve o farmacêutico? Falar bem da sua profissão? Mostrar ao seu chefe que você pode cuidar da parte técnica da farmácia, treinar os balconistas, orientar a população? Esse é o seu papel, farmacêutico”.

A palestra também contou com a presença de dra. Priscila Dejuste, secretária-geral do CRF-SP e dra. Margarete Kishi, conselheira federal por São Paulo.

Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, foi o palestrante em Mogi das Cruzes

Registro

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, também foi o ministrante em Registro, no encontro que foi realizado na Câmara Municipal da cidade. Ele afirmou que a insatisfação de parte categoria não pode gerar um sentimento de impotência coletiva e incentivou os farmacêuticos a despertarem o desejo de progresso, esforço e mudança

."O que a gente está pedindo em todos os lugares é que as pessoas reflitam e comecem a fazer algo por elas mesmas".

Durante sua apresentação, o dr. Pedro observou que os farmacêuticos em início de carreira são aqueles que mais reclamam da profissão "Tem recém-formado que não tem paciência. A valorização profissional não nasce pronta, a gente tem que conquistar", disse o palestrante, que também deu outra importante recomendação: ter muito cuidado com os erros de comunicação. "O farmacêutico pode cometer um erro muito grave por um erro de comunicação", alertou.

Dra. Priscila Dejuste, secretária-geral do CRF-SP, também esteve na palestra.

Registro também recebeu a palestra ministrada por dr. Pedro Menegasso

Caraguatatuba

A cidade litorânea, foi a que mais recentemente recebeu uma seccional do CRF-SP, foi cenário  da palestra no Hotel Areia Branca, no centro de Caraguatatuba. A mesa de abertura contou com o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, da secretária-geral, dra. Priscila Dejuste, e do diretor regional do CRF-SP, dr. Emerson Sola Leite.

Dr. Fabio Ribeiro, conselheiro do CRF-SP apresentou a palestra aos farmacêuticos presentes, que interagiram e fizeram uma série de questionamentos. Ele destacou que muitas vezes o farmacêutico mergulha no trabalho e se acomoda, acha que apenas a sua atitude não vai influenciar em nada. “Esse pensamento realmente não leva a lugar algum. É mudança de postura que queremos. Um pouco só de atitude é possível para começar a fazer a diferença”, aconselhou para os farmacêuticos que atuam em drogaria, serviço público e farmácia hospitalar. Dra. Priscila Dejuste também prestigiou a palestra.

Na mesa de abertura dr. Emerson Sola, diretor regional, dra. Priscila Dejuste e dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SPNa mesa de abertura dr. Emerson Sola, diretor regional, dra. Priscila Dejuste e dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP

Santos

Dr. Fabio destacou: “Farmacêutico, você se orgulha da sua profissão? Sem orgulho não há vontade e sem vontade não há reconhecimento. A melhora salarial é resultado de reconhecimento. Quando o mercado te valoriza, você ganha mais como consequência natural. Uma coisa depende da outra, não há milagre, o que há é muito trabalho e vontade de mudar uma realidade”.

O palestrante também enfatizou aspectos essenciais para que ocorra a valorização profissional como confiança, atualização, autocrítica, coragem e comprometimento e principalmente a capacidade de comunicação.

Dra. Sigrid Class, vice-diretora regional, dra. Priscila Dejuste, secretária-geral, dr. Pedro Menegasso, presidente e dra. Roseli Simões, diretora regionalDra. Sigrid Class, vice-diretora regional, dra. Priscila Dejuste, secretária-geral, dr. Pedro Menegasso, presidente e dra. Roseli Simões, diretora regional

Plantão da diretoria

Em todas as Seccionais do CRF-SP, horas antes da palestra “Valorização profissional: tenha atitude e faça a diferença”, os diretores ficam à disposição dos farmacêuticos para ouvir sugestões e entender a necessidade dos profissionais de cada região. A partir dos dados apurados, a diretoria irá avaliar as solicitações e traçar metas para atender as demandas.O conselheiro, dr. Fabio Ribeiro, também apresentou a palestra aos mais de cem farmacêuticos que estiveram na Unisanta, em Santos.

Thais Noronha com informações de Carlos Nascimento e Davi Machado