Saúde Pública e Regulação e Mercado fecham a semana de palestras na sede do CRF-SP

 

 

O público ficou atento às palestras de Saúde Pública e Regulação e MercadoO público ficou atento às palestras de Saúde Pública e Regulação e Mercado São Paulo, 06 de fevereiro de 2012.

 


Saúde Pública e Regulação e Mercado foram os temas que marcaram o encerramento, na última sexta-feira (03/02), do Ciclo de Palestras por Segmento promovido pelo CRF-SP. Foi uma semana intensa de discussões e debates. A cada noite, os encontros foram conduzidos por profissionais de destaque em suas áreas de atuação, que sugeriram comportamentos, habilidades e conhecimentos mais adequados para a conquista do sucesso profissional.

Saúde Pública

Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, na abertura das palestrasDr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, na abertura das palestras
A dra. Sônia Cipriano, diretora técnica do departamento de saúde da assistência farmacêutica na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo foi a palestrante convidada para relatar suas experiências profissionais no segmento de saúde pública e qual o caminho deve ser percorrido pelo farmacêutico que atua neste segmento para conquistar satisfação e reconhecimento, afirmando que esta meta começa pela necessidade de possuir um bom ambiente de trabalho.

 

A ministrante ressaltou que um dos maiores desafios para os profissionais que atuam na área é a habilidade de trabalhar com recursos limitados. “A área da saúde pública tem cerca de 12% do orçamento do Estado. Então, é importante saber usar os recursos disponíveis da melhor maneira possível”, disse.

Dra. Sonia CiprianoDra. Sonia Cipriano Apesar dos obstáculos e da falta de uma estrutura ideal, a gestora afirma que o mais importante é que o trabalho seja feito com entusiasmo e paixão. “A felicidade e o prazer nos move a superar as adversidades e a realizar um trabalho com bons resultados. Somos nós que construímos a nossa própria história".

Além da motivação pessoal, a palestrante recomendou ao profissional da área que a condução da melhor assistência farmacêutica no setor público deve ser realizada considerando-se aspectos políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e valores morais. “O profissional deve estar atento a todos os fatores que envolvem seu trabalho, que vai muito além do conhecimento técnico. Sem isso é difícil ‘fazer acontecer’ no setor público

Regulação e Mercado

A outra palestra da noite foi ministrada pela dra. Valéria Martins, gerente farmacêutica geral da Drogaria São Paulo, que falou à convite da Comissão Assessora de Regulação e Mercado do CRF-SP sobre suas experiências e recomendações para uma carreira profissional reconhecida. “Ser bem sucedido é um conceito amplo e uma necessidade individual”, disse ela referindo-se aos diferentes níveis em que os farmacêuticos podem querer atingir em suas trajetórias profissionais.
Dra. Valéria MatinsDra. Valéria Matins

A palestrante afirmou que não é preciso grandes feitos para construir uma carreira, mas que pequenas ações positivas somadas também podem resultar em reconhecimento. Ela afirmou que um bom relacionamento com colegas e principalmente com os pacientes pode favorecer uma trajetória profissional mais positiva. Dentre as posturas necessárias para esta boa interação, ela enumerou: “saber resolver conflitos, ter humildade, saber escutar, simpatia, presteza e rapidez”.

Para ela, é importante paciência e reflexão pessoal antes de assumir uma nova responsabilidade ou abandonar uma oportunidade profissional. “Há momentos em que é preciso avaliar se o melhor caminho é mudar de postura e se adaptar a novas realidades no emprego atual ou mudar de emprego”, afirmou a dra. Valéria.

A dra. Valéria Martins encerrou sua palestra recomendando aos colegas para que tenham bom senso, caráter, dignidade e prazer na condução da profissão farmacêutica. “Só assim é possível ter sucesso profissional”, aconselhou.

 

Carlos Nascimento

Assessoria de Comunicação CRF-SP 

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.