Profissionais da comissão de saúde pública de Santo André concorrem a prêmio nacional

 

 

Profissionais da comissão de saúde pública de Santo André concorrem a prêmio nacionalDa esq. p/ dir.: dra. Lais de Campos, dra. Claudia Baseio, dra. Melissa Spröesser Alonso e dra. Giovana Garofalo São Paulo, 30 de janeiro de 2012.

 

Um trabalho desenvolvido pelas integrantes da comissão de saúde pública da seccional de Santo André,  dras. Melissa Spröesser Alonso, Giovana Garofalo, Lais de Campos e Claudia Baseio, está concorrendo ao Prêmio Nacional de Incentivo ao Uso Racional de Medicamentos, na categoria “Experiência Bem Sucedida de Profissionais nos Serviços de Saúde”.

O concurso é promovido pelo Ministério da Saúde e tem por objetivo incentivar a produção técnico-científica voltada à promoção do uso racional de medicamentos, com aplicação no SUS e serviços de saúde.

As profissionais integram a equipe de assistência farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Mauá (cidade que faz parte do ABC paulista) e desenvolveram o trabalho que teve como tema “Atenção Farmacêutica na diminuição da prescrição e do uso irracional de medicamentos na judicialização do SUS”.

Dos inscritos em todo o Brasil nesta categoria, a equipe de Mauá ficou entre os dois finalistas selecionados para a cerimônia de premiação, que será realizada no mês de março, na sede da Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), em Brasília.

O projeto descreveu os avanços alcançados após a implantação do acompanhamento técnico dos processos de ação judicial, qualificando a dispensação, reduzindo o uso inadequado de medicamentos, diminuindo gastos e fornecendo alternativas de tratamentos preconizados pela Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), com garantia de segurança e eficácia terapêutica.

Estamos otimistas, pois nosso trabalho no município está sendo reconhecido e temos certeza de que estamos no caminho certo, proporcionando saúde de qualidade à população, através da promoção do uso racional de medicamentos e atuação do profissional farmacêutico no SUS”, disse a dra. Giovana Garofalo, uma das autoras do projeto sobre a expectativa da equipe com a aproximação do anúncio do trabalho vencedor.

O trabalho resultou da evolução da organização da assistência farmacêutica no município, que passou pela criação de uma resolução (SS 002/2011), um documento elaborado em conjunto com os profissionais da rede de saúde do município.  Este protocolo tem por finalidade padronizar as ações de prescrição e dispensação e incidir diretamente na diminuição de ações impetradas contra o município para a solicitação de medicamentos não padronizados.

Clique aqui e confira a íntegra do documento divulgado no site do Diário Oficial do Município.

Em 2010, a Assistência Farmacêutica de Mauá ficou em primeiro lugar nesta mesma premiação com o trabalho “Estratégias adotadas pelo município visando a garantia de adesão ao uso racional de medicamentos”.


Carlos Nascimento

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.