Desta vez, Fitoterapia, Homeopatia e Acupuntura foram os destaques das palestras por segmento que acontecem na sede do CRF-SP


São Paulo, 2 de fevereiro de 2012.

O XII Encontro Paulista de Farmacêuticos continua mobilizando os farmacêuticos interessados em aperfeiçoar o desempenho profissional. As palestras desta quarta-feira, 1º de fevereiro enfatizaram as principais maneiras de destacar-se em áreas como Fitoterapia, Homeopatia e Acupuntura.

Fitoterapia

Dr. Sergio Tinoco Panizza, coordenador da Comissão de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do CRF-SP e presidente do Conbrafito, Conselho Brasileiro de Fitoterapia, destacou em sua apresentação as inúmeras contribuições do CRF-SP para a construção de resoluções e normativas para a área. “O farmacêutico precisa conhecer mais a parte técnica da Fitoterapia para podermos argumentar com a agência reguladora. As Comissões Assessoras do CRF-SP são fundamentais para que o farmacêutico apresente as dificuldades e, em conjunto, procuremos uma solução junto aos órgãos competentes”.

O farmacêutico fez questão de chamar a atenção para a responsabilidade ética do profissional que está na fitoterapia alertando para o risco de dispensar ou manipular tinturas ou produtos que não são registrados. Outro ponto abordado por dr. Panizza foi o benefício que o farmacêutico atuante em fitoterapia pode proporcionar à população

."Em São Paulo, no parque Villa Lobos, por exemplo há uma área de 3.700 metros quadrados em que é possível aprender sobre plantas medicinais e vivenciar essa prática. É uma forma de ajudarmos a população, especialmente os idosos que sofrem com diversos problemas".

Dr. Panizza mostrou aos participantes como se diferenciar na Fitoterapia
Dr. Panizza mostrou aos participantes como se diferenciar na Fitoterapia

Homeopatia

A experiência de vida da dra. Amarilys Toledo César, farmacêutica homeopata e membro da Comissão Assessora de Homeopatia do CRF-SP foi destacada em sua apresentação. “Formei-me em farmácia e minha grande paixão sempre foi a área de saúde pública. Em Santos, aprendi a trabalhar em farmácia homeopática. Como não existia muitas farmácias de manipulação na minha época, pude participar de todas as etapas de evolução desta área". 

Dra. Amarilys falou aos participantes sobre a ausência de uma regulamentação específica para insumos homeopáticos, o que leva os profissionais a seguirem resoluções válidas para insumos de medicamentos alopáticos, o que é muito diferente. “Estamos trabalhando em uma proposta que mude essa realidade. Há especificidades da homeopatia que devem ser consideradas”. Ela destacou ainda que o Brasil é um dos poucos países onde o medicamento homeopático é feito na farmácia de manipulação e não na indústria.

A paixão, trabalho e comprometimento fizeram de dra. Amarilys um exemplo de sucesso profissional. Hoje, sua atuação na farmácia vai além do atendimento à população. “Nós fornecemos matéria-prima como tintura-mãe e dinamizações para outras farmácias. Não há mágica para o sucesso. Tudo que você aprendeu, você vai usar".

Dra. Amarilys, farmacêutica homeopata, contou sobre sua experiência profissional aos participantes
Dra. Amarilys, farmacêutica homeopata, contou sobre sua experiência profissional aos participantes

Acupuntura

A última palestra da noite foi proferida pelo coordenador da Comissão Assessora de Acupuntura do CRF-SP, dr. José Trezza Neto, que traçou um panorama da área desde a chegada da técnica ao Brasil trazida pelos chineses por volta de 1810. A criação do dia do acupunturista pela Assembleia Legislativa de São Paulo, comemorado em 23 de março, foi importante para afirmar a prática no país.

Dr. Trezza também destacou que a acupuntura não é exclusividade de nenhum âmbito, é multidisciplinar e o farmacêutico tem que assumir o seu lugar. Entre as técnicas que podem ser utilizadas estão a Acupuntura sistêmica (agulhas no corpo), auriculoterapia (tratamento no pavilhão auricular), eletroacupuntura (por meio de choques suportáveis que causavam analgesia), moxabustão (bastão com Artemísia, propriedade anti-inflamatória), ventosas (copos que fazem sucção) e colorterpia (luz colorida nos pontos de acupuntura), ideal para crianças ou quem tem medo de agulha.

Uma das áreas em expansão é a acupuntura estética com ênfase no tratamento de estrias, obesidade, eliminar marcas de expressão e celulite com resultados muito positivos. Dr. Trezza, ressaltou ainda: “O que é preciso para ter sucesso? Imaginação, liderança, networking, conhecimento, equipe, risco, motivação e mais uma infinidade de fatores. A chave do sucesso depende de cada um. Eu acredito na perseverança, no equilíbrio e na humildade”. 

Dr. Trezza destacou as principais técnicas utilizadas na acupunturaDr. Trezza destacou as principais técnicas utilizadas na acupuntura
Dr. Trezza destacou as principais técnicas utilizadas na acupuntura

 

Após a mesa de discussão, dr. Marcos Machado Ferreira, diretor-tesoureiro do CRF-SP, encerrou a palestra na sede do CRF-SP. “Quero agradecer a presença de vocês para discutir aspectos tão importantes como a presença do farmacêutico homeopata, acupunturista e fitoterapeuta no SUS".

 

 

 

Os participantes responderam aos questionamentos dos farmacêuticos. Dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro, enfatizou a importância da discussãoOs participantes responderam aos questionamentos dos farmacêuticos. Dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro, enfatizou a importância da discussão

 

 

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

Clique aqui para ver a apresentação de Fitoterapia

Clique aqui para ver a apresentação de Acupuntura

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.