CRF-SP adverte sobre o consumo indiscriminado de medicamento que poderia “driblar” bafômetro


Uso indiscriminado do pidolato de piridoxina pode provocar diversas reações adversasMetadoxil® não tem eficácia comprovada para "burlar" teste do bafômetro; uso indiscriminado pode provocar reações adversas

São Paulo, 1º de novembro de 2011

O CRF-SP alerta que farmácias e drogarias têm sido procuradas por jovens interessados em comprar o medicamento pidolato de piridoxina (Metadoxil®), que possui tarja vermelha, ao qual é supostamente atribuído o efeito de burlar o teste de bafômetro.

O assunto é constantemente abordado pela imprensa que, além de advertir a população de que o produto não tem essa eficácia comprovada (a indicação do pidolato de piridoxina é para o tratamento de alcoolismo e alterações hepáticas), destaca o parecer de especialistas que alertam que o uso indiscriminado do medicamento poder provocar reações adversas, entre as quais transtornos gástricos, erupção cutânea, aumento da frequência respiratória e até convulsões.

Diante desse quadro, reforça-se a necessidade de apresentação de receita médica e orientação farmacêutica na dispensação do produto. A venda do pidolato de piridoxina sem prescrição médica caracteriza infração sanitária, e o profissional responsável pode responder a um processo administrativo perante o CRF-SP.

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.