Lançamento de selo e livro histórico marcam as comemorações dos 50 anos de CRF-SP

São Paulo, 29 de outubro de 2011.

O primeiro dia do Seminário Internacional A Arte de Ser Farmacêutico - Jubileu de Ouro - 50 anos de CRF-SP, evento que aconteceu no auditório Elis Regina, no Anhembi, São Paulo, na sexta-feira (28/10), foi um marco para a profissão farmacêutica e para a área da saúde do Estado de São Paulo. A programação especial na parte da noite prestou uma justa homenagem aos personagens que participaram ativamente da trajetória da entidade, como também marcou o lançamento do livro histórico e do selo comemorativo dos 50 anos.

A orquestra Pão de Açúcar emocionou os participantes do eventoA orquestra Pão de Açúcar emocionou os participantes do evento

A celebração foi iniciada com a apresentação da Orquestra Pão de Açúcar, que fez a abertura do evento com a execução do Hino Nacional Brasileiro. O concerto apresentado por jovens músicos de um importante projeto social e regidos pelo maestro Daniel Misiuk emocionou o público e foi longamente aplaudido.

Dra. Raquel Rizzi abre oficialmente o Seminário Internacional a Arte de ser FarmacêuticoDra. Raquel Rizzi abre oficialmente o Seminário Internacional a Arte de ser Farmacêutico

Em seguida, a dra. Raquel Rizzi abriu oficialmente a celebração e falou sobre a importância da data para a profissão farmacêutica. A presidente reforçou a vocação do CRF-SP como uma instituição que apóia o desenvolvimento dos profissionais, em especial com a forte atuação em ações de capacitação. Dra. Raquel reconheceu ainda a importante participação das pessoas que participaram da história dos 50 anos e de farmacêuticos de destaque que ajudaram a organizar as comemorações do cinquentenário. “O Seminário somente foi possível graças ao apoio de uma comissão de farmacêuticos notáveis, que a ele se dedicou”, disse.

Na sequência, o dr. Valter Silva Jorge João, vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia, cumprimentou os presentes e falou sobre a importância do farmacêutico para a saúde da população. "O farmacêutico é vital para a promoção da saúde e pela qualidade de vida da população. A missão do farmacêutico, pela essência de nossa formação, é ser um protetor de vidas", afirmou. Dr. Jorge João disse que é  preciso trabalhar com intensidade e humildade e que isso trará todo o reconhecimento que profissão merece. Também afirmou que a qualificação profissional é uma bandeira conjunta do CFF e do CRF-SP.

Livro dos 50 anos

Dr. Mario Hirata agradeceu a todos os farmacêuticos que o acompanharam na organização do SeminárioDr. Mario Hirata agradeceu a todos os farmacêuticos que o acompanharam na organização do Seminário

Representando a equipe de farmacêuticos notáveis, que voluntariamente se dedicou a organizar as comemorações do Jubileu de Ouro do CRF-SP, o dr. Mario Hirata em seu pronunciamento destacou o trabalho realizado pela equipe da qual foi o coordenador e em especial para a edição do livro comemorativo aos 50 anos do CRF-SP. Agradeceu aos professores Lauro Moreto, Patricia Mastroianni, Therezinha de Jesus e Rosário Hirata, além dos colaboradores do CRF-SP pelo empenho na elaboração do livro histórico dos 50 anos da maior entidade farmacêutica do país.

Dr. Pedro Menegasso faz a leitura de pronunciamento do primeiro presidente do CRF-SP, dr. Myrcio de PaulaDr. Pedro Menegasso faz a leitura de um pronunciamento do primeiro presidente do CRF-SP, dr. Myrcio de Paula

Da mesma maneira, o dr. Pedro Menegasso, diretor-tesoureiro, elogiou o trabalho e a qualidade emprenhada na edição da publicação e lançou oficialmente o livro histórico. Ele citou as dificuldades envolvidas no processo de pesquisa que vasculhou um vasto arquivo de documentos e fotos, mas que não impediu que os envolvidos realizassem um trabalho que simboliza a grandiosidade do CRF-SP. Logo após, dr. Pedro anunciou também o lançamento oficial do selo e do carimbo comemorativo dos 50 anos do CRF-SP, em parceria com os Correios.

Homenagens

Momento importante da festa foi reservado para o final, quando foram prestadas homenagens aos personagens que fizeram parte da história do CRF-SP. Um a um foram chamados ao palco, na sequência, o dr. Paulo Queiroz Marques, dono do CRF número 16, dra. Leda  Nascimbeni, a primeira conselheira da entidade, os ex-presidentes, dr. Márcio Antônio da Fonseca e Silva, dr. Oswaldo Cirilo da Silva, dr. Dirceu Raposo de Melo, dr. Francisco Caravante Júnior e a atual presidente, dra Raquel Rizzi, todos premiados com um troféu e um exemplar do livro de 50 anos. Os integrantes da atual diretoria, Dr. Marcelo Polacow, dra. Margarete Kishi e dr. Pedro Menegasso, junto com a dra. Raquel Rizzi, realizaram a entrega das homenagens.

Ex-presidentes, conselheiros e familiares de membros já felecidos foram homenageadosEx-presidentes, conselheiros e familiares de membros já felecidos foram homenageados

Também receberam as homenagens os familiares de ex-presidentes que não puderam comparecer, assim como daqueles falecidos. Neste momento, a dra. Raquel Rizzi anunciou a troca do nome do edifício onde está localizada a sede do CRF-SP, em Pinheiros, de Edifício Painel passar a se chamar a partir de agora Edifício Dra. Adelaide José Vaz, ex-presidente do CRF-SP, falecida recentemente. Uma homenagem especial a quem tanto engrandeceu a profissão.

Diretoria do CRF-SP presta emocionante homenagem a ilustre farmacêutica Dra. Adelaide José VazDiretoria do CRF-SP presta emocionante homenagem à ilustre farmacêutica dra. Adelaide José Vaz

Logo após, o evento foi encerrado. Convidados em pé saudaram os 50 anos do CRF-SP em uma longa e emocionada salva de palmas."Não é o fim, mas o começo da história dos próximos 50 anos que será construído por nós farmacêuticos", disse a dra. Raquel Rizzi, presidente do CRF-SP.

Carlos Nascimento