Evento trouxe a consolidada experiência norte-americana e mostrou as novas tendências brasileiras para atuação do farmacêutico clínico

 

Dra. Diane  Ginsburg, farmacêutica clínica norte-americanaDra. Diane Ginsburg, farmacêutica clínica norte-americana São Paulo, 29 de outubro de 2011.

Compartilhar informações e tendências da Farmácia no mundo. Essa foi a principal proposta do I Encontro Internacional de Farmácia Clínica do CRF-SP, evento que antecedeu as comemorações do Jubileu de Ouro do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo e reuniu alguns dos mais renomados farmacêuticos clínicos da América.

A Dra. Diane Ginsburg, farmacêutica clínica das mais renomadas dos Estados Unidos, palestrou para cerca de 400 pessoas no auditório Elis Regina, no Anhembi, São Paulo. Para ela a troca de experiências e o constante aprimoramento profissional são as mais importantes ferramentas para que o farmacêutico conquiste seu espaço e vença os desafios. “São as discussões entre as equipes que farão com que os nossos conhecimentos sejam somados e aplicados em benefício do paciente”, afirmou.

 

Dra. Raquel Rizzi, dr. Marcelo Polacow e dra. Margarete KishiDra. Raquel Rizzi, dr. Marcelo Polacow e dra. Margarete Kishi

 

Durante a palestra, dra. Diane destacou os períodos da evolução da Farmácia Clínica nos Estados Unidos , desde a década de 1960, quando se iniciaram as primeiras residências farmacêuticas, chegando até os anos 80 e 90 que marcaram a definição das diretrizes da prática clínica em Farmácia e os primeiros passos das relações entre as diversas equipes de saúde. Hoje, nos Estados Unidos, o farmacêutico clínico é visto como um dos integrantes das equipes de saúde e contribui para reduzir problemas graves de interações medicamentosas. Segundo ela, a presença do farmacêutico garante maior segurança ao sistema hospitalar e ajuda a reduzir custos.

 

Dra. Diane Ginsburg e dr. Pedro MenegassoDra. Diane Ginsburg e dr. Pedro Menegasso

 

Para trazer aos participantes uma experiência brasileira de sucesso na atuação clínica do farmacêutico, a coordenadora da Comissão Assessora de Farmácia Clínica do CRF-SP, dra. Solange Brícola, falou sobre os novos desafios enfrentados pelo farmacêutico que atua na área da Farmácia Clínica. “O perfil populacional do Brasil está em constante mudança. Temos uma população idosa em crescimento e esse é um público que merece atenção especial do farmacêutico, que deve se preparar adequadamente para atendê-lo”, destaca.

Segundo a dra. Solange, os pacientes idosos tendem a consumir mais medicamentos que a média da população e, por questões das mudanças orgânicas advindas pela idade, os idosos são também os que mais estão sujeitos a problemas de interação medicamentosa. “O farmacêutico precisa manter o foco no perfil do paciente e buscar pelo constante aprimoramento profissional”.

Marcaram presença no evento o vice-presidente do CRF-SP, dr. Marcelo Polacow Bisson, a secretária-geral, dra. Margarete Akemi Kishi e o diretor-tesoureiro, dr. Pedro Menegasso, que encerrou o ciclo de palestras.


Luana Frasca
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.