Plenário do CRF-SP aprova orçamento para o exercício de 2012 por unanimidade o que ratifica a boa gestão financeira praticada na entidade

São Paulo, 25 de outubro de 2011.

O Plenário do CRF-SP aprovou, por unanimidade, a proposta de orçamento para o ano de 2012, na reunião do dia 17 de outubro de 2011, a qual segue agora para análise e aprovação do Conselho Federal de Farmácia, CFF, que fiscaliza a execução do orçamento e as contas dos Conselhos Regionais.

Entenda como ocorre a aprovação das contas do CRF-SP

Todas as contas do CRF-SP são encaminhadas trimestralmente para avaliação e aprovação da Comissão de Tomada de Contas (composta por conselheiros) e posteriormente pelo Plenário.

O Departamento de Controladoria da Entidade elabora um relatório de prestação de contas (balanço financeiro). Esse documento é encaminhado para a Comissão de Tomada de Contas com pelo menos 15 dias de antecedência para análise. O Departamento de Controladoria fica disponível para esclarecimento de qualquer dúvida suscitada pela referida comissão.

Além da aprovação trimestral pelos conselheiros regionais, as contas também são submetidas à aprovação do CFF. Importante destacar que as contas do CRF-SP são auditadas duas vezes por ano pelo CFF (a cada semestre), que obrigatoriamente encaminha os resultados dessas auditorias ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Vale ressaltar que as contas dos dois primeiros trimestres de 2011 já foram aprovadas em Plenário.

Além disso, a diretoria do CRF-SP, em atenção às melhores práticas de transparência administrativa, tem por norma publicar no portal da instituição todos os relatórios de prestação de contas que passaram por votação dos conselheiros regionais e do CFF.

Os relatórios (balanços financeiros) estão disponíveis para consulta no endereço eletrônico www.crfsp.org.br/prestacao-de-contas.html

Entenda como é elaborado o orçamento do CRF-SP

Para elaboração do orçamento do CRF-SP são levados em conta os seguintes fatores:

• Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº101/2000);
• Resolução nº531/10 do Conselho Federal de Farmácia;
• Média das receitas dos últimos quatro anos;
• Média do crescimento da base dos farmacêuticos inscritos (últimos quatro anos);
• Média da inflação passada mais a previsão para o próximo ano.

Os fatores definem a previsão de orçamento para o ano seguinte, porém nenhum gasto é feito sem disponibilidade orçamentária real, ou seja, todos os gastos só são efetivamente realizados pelo CRF-SP quando há verbas reais disponíveis.

Os investimentos no desenvolvimento das atividades farmacêuticas são definidos a partir do Plano de Gestão, que é aprovado após uma série de debates dos quais participam farmacêuticos de todo o Estado e de todas as áreas de atuação. Isso garante de forma democrática que todas as regiões sejam contempladas com ações do CRF-SP, de acordo com suas necessidades.

Importante destacar que os gastos elevados, tais como, aquisição de imóveis ou compra de veículos, não ocorrem sem a aprovação específica do Plenário.