Campanha “Farmacêutico na Praça” chega a Campinas e movimenta o centro da cidade

Daniela Queiroz recebeu orientações e conferiu a pressão arterialDaniela Queiroz recebeu orientações e conferiu a pressão arterial

São Paulo, 3 de outubro de 2011.

No ultimo sábado (01/10), a cidade de Campinas recebeu a ação “Farmacêutico na Praça”. Farmacêuticos voluntários e estudantes de farmácia atenderam cerca de 400 pessoas que passavam pela praça José Bonifácio, no centro da cidade, oferecendo informações preciosas sobre o uso correto de medicamentos, perigos da automedicação, além oferecer o serviço de aferição da pressão arterial.

Esta é a primeira vez que Campinas realiza a campanha, promovida pelo Conselho Regional de Farmácia em todo o Estado de São Paulo. Na avaliação do diretor regional da Seccional Campinas do Conselho, dr. Leonel Francisco de Almeida Leite, a iniciativa foi muito bem sucedida. “O número de atendimentos superou as nossas expectativas e o interesse das pessoas também nos surpreendeu”, afirmou.

A promotora de vendas, Daniela Queiroz, aproveitou sua passagem pelo centro para receber as orientações. “Muito interessante esta iniciativa. Não conhecia a função do farmacêutico e recebi informações muito úteis, que vou repassar para a minha família”, disse.

Coordenadores da ação da esqr para dir.: dr. Marciano Silva, dra. Marilisa Andreoli, dr. Leonel Leite e dr. Gilmar FerreiraCoordenadores da ação da esqr para dir.: dr. Marciano Silva, dra. Marilisa Andreoli, dr. Leonel Leite e dr. Gilmar Ferreira Nas orientações prestadas, os voluntários aproveitaram para reforçar a importância do acompanhamento farmacêutico para a prevenção e controle do diabetes e hipertensão arterial, dos riscos da automedicação e da interação medicamentosa (cuidados que se deve ter ao tomar vários medicamentos ao mesmo tempo).

A campanha também aproveitou a oportunidade para informar sobre os serviços que poder ser prestados nas farmácias e drogarias, de acordo com a RDC 44/09 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa). Além da aferição de pressão arterial a resolução permitiu que o farmacêutico ofereça a medição de temperatura corporal e de glicemia capilar, inaloterapia e a aplicação de injetáveis.

Cerca de 350 mudas de plantas foram distribuídasCerca de 350 mudas de plantas foram distribuídas

Outra iniciativa que gerou grande interesse foi a distribuição de mudas de plantas medicinais. As pessoas fizeram fila para levar uma das 350 mudas, dentre as quais hortelã, capim limão, boldo, guaco, alecrim, salvia e canforado. Junto com a planta, o público levou um folheto com dicas de cultivo e uso adequado de suas propriedades. A iniciativa foi possível graças à colaboração das Faculdades Integradas Maria Imaculada que disponibilizou as mudas para doação.

Carlos Nascimento