Simpósios em Ribeirão Preto e Sorocaba promovem discussões sobre tendências e dificuldades do farmacêutico do setor

Farmacêuticos prestigiam o simpósio Farmacêuticos prestigiam o simpósio

São Paulo, 29 de setembro de 2011.

Após reunir mais de 250 farmacêuticos na capital, o grupo Farmácia estabelecimento de saúde decidiu levar o simpósio “Varejo Farmacêutico: novos horizontes para a atuação profissional” para o interior paulista. O evento passou inicialmente por Bauru (21/09) e São José do Rio Preto (22/09) e nesta semana esteve em Ribeirão Preto (28/09) e Sorocaba (29/09).

Em ambas as cidades, as palestras chamaram a atenção dos farmacêuticos e geraram debates intensos e interessantes. Dr. Ludmar Serrão, presente nos dois eventos, mostrou aos participantes que é possível aliar a assistência ao paciente com um ambiente voltado à saúde. “A farmácia que atuo possui área para pré-atendimento, todos  medicamentos fora do alcance dos pacientes e em ambiente climatizado, consultório farmacêutico para orientações com a devida privacidade, diferentes salas para serviços farmacêuticos com troca contínua de ar e outros diferenciais”.

Representantes da Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias (Febrafar), dr. José Bussaglia (Ribeirão Preto) e dr. Rogério Lopes Jr. (Sorocaba), enfatizaram a recente regulamentação do setor. Entre os principais destaques a RDC 44/09 e as Instruções Normativas 9 e 10, consideradas uma grande vitória para a categoria, a RDC 96/10, que traçou diretrizes para a propaganda de medicamentos e a RDC 44/10, substituída pela RDC 20/11, que instituiu a retenção de receita para a dispensação de antimicrobianos.

Dr. Pedro Menegasso, dra. Ana Cláudia Navarro, dra. Priscila Dejuste e dr. Felipe Dias de CarvalhoDr. Pedro Menegasso, dra. Ana Cláudia Navarro, dra. Priscila Dejuste e dr. Felipe Dias de Carvalho em Ribeirão Preto

A conselheira do CRF-SP e coordenadora do grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde, dra. Priscila Dejuste, esteve nos dois simpósios destacou a preocupação do CRF-SP com o farmacêutico que está nas farmácias e drogarias e apontou a discussão de novas propostas de melhorias como forma de fortalecer a atividade farmacêutica.

Dr. Pedro Menegasso, dra. Priscila Dejuste e dr. Rogério Gomes em SorocabaDr. Pedro Menegasso, dra. Priscila Dejuste e dr. Rogério Gomes em Sorocaba

Valorização profissional e desenvolvimento empresarial

O diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, mostrou aos participantes fatores fundamentais para a valorização do farmacêutico, que ainda recebe o piso salarial abaixo do esperado, apesar do intenso crescimento do setor nos últimos anos. “É uma questão cultural. Ficamos mais de 30, 40 anos fora da drogaria. A população desacostumou com a presença do farmacêutico, por isso temos que mostrar nosso trabalho para que este cenário mude”, afirmou.

Dr. Rogério Gomes, dr. Pedro Menegasso e dr. Ludmar Serrão durante o simpósio em SorocabaDr. Rogério Gomes, dr. Pedro Menegasso e dr. Ludmar Serrão durante o simpósio em Sorocaba

Dr. Pedro também comentou sobre as principais dificuldades que o farmacêutico enfrenta no dia a dia, como escalas de trabalhos exaustivas, falta de autonomia e pouco conhecimento em gestão. E que para fazer a diferença é necessário a qualificação contínua e mudança de postura. “É preciso mostrar nosso potencial, nos capacitar e conhecer a legislação. Temos que estar preparados para assumir responsabilidades, só assim podemos provar aos empresários nossa importância”.

Outro ponto abordado na palestra vai de encontro ao que pensam certos empresários, que se preocupam em vender salgadinhos e refrigerantes e não enxergam um importante nicho de mercado: os produtos para saúde. ''Ao invés de se preocuparem em concorrer com supermercados, deveriam aumentar o mix de produtos voltados para a saúde, oferecer atendimento especializado e tornar o farmacêutico referência", ressaltou dr. Pedro.

Os eventos contaram com a participação dos diretores regionais, dra. Ana Cláudia Navarro (Ribeirão Preto) e dr. Rogério Gomes (Sorocaba). As próximas cidades a receber o simpósio são Campinas (05/10) e São José dos Campos (06/10). Faça sua inscrição!

Thais Noronha e Davi Machado (colaborou Camila Souza)