Eventos em Barretos e Bauru discutem dificuldades na prescrição e dispensação de medicamentos

 

À esq., dr. Pedro Menegasso no comando da palestra sobre prescrição e dispensação de medicamentosÀ esq., dr. Pedro Menegasso no comando da palestra sobre prescrição e dispensação de medicamentos

São Paulo, 29 de setembro de 2011.

Em mais um ciclo de palestras no interior, o diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, esteve nas cidades de Barretos e Bauru, dias 23 e 27/09 respectivamente, para ministrar a palestra "Prescrição e Dispensação: principais dificuldades e a importância da integração entre os profissionais”.

Em Bauru, o evento ocorreu no auditório da Associação de Biodrogas e reuniu cerca de 60 profissionais da região. Em Barretos, a palestra foi realizada no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), contanto com o mesmo número de participantes.

A presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi abriu o evento em Barretos. Ela ressaltou que o aumento do respeito dos prescritores pelos farmacêuticos se deve, em parte, à mudança da visão deste como um profissional fundamental para garantir a segurança do paciente.  E que para mantê-lo, o farmacêutico precisa assumir sua responsabilidade, e uma destas formas é através da prestação de bons serviços. Em Bauru, o diretor da seccional, dr. Fabio Henrique Valentim fez as boas vindas ao público presente .

No comando das palestras, dr. Pedro Menegasso destacou que é preciso o máximo cuidado no processo de prescrição e dispensação, pois a saúde do paciente é que está em jogo. De acordo com ele, muitos erros são provocados por simples falta de atenção e postura do farmacêutico.

 

Dra. Raquel Rizzi, presidente do CRF-SPDra. Raquel Rizzi, presidente do CRF-SP Dr. Fábio Valentim, diretor da seccional de BauruDr. Fábio Valentim, diretor da seccional de Bauru
Dr. Gilmárcio Martins, diretor da Seccional BarretosDr. Gilmárcio Martins, diretor da Seccional Barretos Dra. Priscila Dejuste, conselheira do CRF-SPDra. Priscila Dejuste, conselheira do CRF-SP

 

Para evitar esses problemas, que podem acarretar até mesmo em processos éticos e judiciais, o dr. Pedro destacou que é necessária a efetiva atuação do farmacêutico nas farmácias e drogarias, além do bom relacionamento com pacientes e prescritores.

 

Público presente na palestra em BauruPúblico presente na palestra em Bauru

 

Outro ponto destacado pelo dr. Pedro é que a informação prestada pelo farmacêutico no ato da dispensação é até mais importante do que o medicamento recebido. Portanto, o profissional jamais deve dispensar um medicamento se considerar que pode colocar em risco a saúde do paciente.

Os dois eventos contaram com a participação da conselheira dra. Priscila Dejuste.

 

 

Carlos Nascimento e Davi Machado (colaborou Camila Souza)
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.