Farmacêuticos de Bauru e S. José do Rio Preto discutem dificuldades e melhorias para o setor

Debate entre entidades em S. José do Rio Preto: dr. Juan Carlos Becerra, dr. Ludmar Serrão, dr. Pedro Menegasso e dr. José BussaliaDebate entre entidades em S. José do Rio Preto: dr. Juan Carlos Becerra, dr. Ludmar Serrão, dr. Pedro Menegasso e dr. José Bussalia

São José do Rio Preto, 23 de setembro de 2011.

O CRF-SP promoveu esta semana (21 e 22 de setembro) em duas cidades do interior o Simpósio “Varejo Farmacêutico: Novas perspectivas para a atuação profissional”, com a participação intensa de profissionais de Bauru e São José do Rio Preto. O objetivo do Simpósio é discutir as perspectivas para um novo cenário voltado aos serviços farmacêuticos e atuação mais efetiva do profissional, ao mesmo tempo em que abre o diálogo com entidades e empresas do setor.

O evento contou com a participação do dr. Ludmar Rodrigo Serrão, que apresentou a experiência da farmácia FarmaCura, de Tietê e Cerquilho, especializada na atenção e assistência farmacêutica.

Farmacêuticos no Simpósio em Rio Preto: cidade é uma das seis a receber o evento que discute as perspectivas para o varejo farmacêuticoFarmacêuticos no Simpósio em Rio Preto: cidade é uma das seis a receber o evento que discute as perspectivas para o varejo farmacêutico

A segunda palestra do Simpósio foi dedicada a questões envolvendo a regulamentação do setor, com representantes da Federação Brasileira das Redes Associativas de Farmácias (Febrafar). Em Bauru e Rio Preto, os palestrantes dr. José Luiz Dionísio (Biodrogas) e dr. José Crecentino Bussalia destacaram o panorama atual do mercado, com predomínio das grandes redes e a importância dos demais estabelecimentos prestarem bons serviços de assistência farmacêutica para sobreviver à concorrência.

Mesa de abertura em Bauru: dr. Fábio Valentim, dra. Priscila Dejuste, dr. Pedro Menegasso e dr. Vinícius PedrosoMesa de abertura em Bauru: dr. Fábio Valentim, dra. Priscila Dejuste, dr. Pedro Menegasso e dr. Vinícius Pedroso
Mesa de abertura em S. José do Rio Preto: dr. Anderson Almeida, dra. Priscila Dejuste e dr. Pedro MenegassoMesa de abertura em S. José do Rio Preto: dr. Anderson Almeida, dra. Priscila Dejuste e dr. Pedro Menegasso

Em Bauru e Rio Preto, o Simpósio também contou com a participação do diretor-executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma), dr. Juan Carlos Becerra, que abordou as principais dificuldades de quem atua no varejo.

O desfecho das palestras ficou a cargo do diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr Pedro Menegasso, que apresentou o painel “Compatibilização da Valorização Profissional e Desenvolvimento Empresarial”, no qual destacou as principais expectativas do profissional que atua no varejo, dentre as quais o maior incentivo à atenção farmacêutica. Ele reafirmou que a sociedade precisa conhecer melhor o trabalho do farmacêutico para poder valorizá-lo.

As primeiras cidades onde o Simpósio foi realizado contaram com as presenças da conselheira e coordenadora do grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde, dra. Priscila Dejuste, do coordenador da Comissão Assessora de Regulação e Mercado do CRF-SP, dr. Vinícius Martins Pedroso, e dos diretores regionais dr. Fábio Henrique Valentim (Bauru) e dr. Anderson José de Almeida (São José do Rio Preto).

As próximas cidades a receberem o evento são Ribeirão Preto (28/09), Sorocaba (29/09), Campinas (05/10) e São José dos Campos (06/10).

Davi Machado e Renata Gonçalez