Medicamentos à base de Euphorbia tirucalli estão proibidos pela Anvisa

 

 

De acordo com a Anvisa, a Euphorbia tirucalli ainda não foi submetida a testes de segurança e eficáciaDe acordo com a Anvisa, a Euphorbia tirucalli ainda não foi submetida a testes de segurança e eficácia
De acordo com a Anvisa, a Euphorbia tirucalli ainda não foi submetida a testes de segurança e eficácia
São Paulo, 22 de setembro de 2011.

A Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH) e a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) divulgaram comunicado no qual orientam os farmacêuticos a não manipularem e/ou dispensarem medicamentos homeopáticos e tintura-mãe preparados a partir de Euphorbia tirucalli (Aveloz) em cumprimento da Resolução-RE No. 2917 de 6 de julho de 2011 publicada pela Anvisa que proíbe, como medida de interesse sanitário, a distribuição, comercialização, manipulação ou fabricação de medicamentos preparados a partir desta planta.

A Anvisa informa que a proibição se deve pelo fato de a substância ainda não ter sido submetida a testes de segurança e eficácia pela agência. 

As duas entidades estão trabalhando junto à Anvisa para obter mais esclarecimentos já que o risco sanitário indicado pela Resolução não se aplicaria ao medicamento homeopático.

Clique aqui para ler na íntegra a RE n. 2917 de 6 de julho de 2011.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

(com informações do portal Anfarmag)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.