CRF-SP inaugura sua 25ª seccional e comemora junto aos farmacêuticos mais essa conquista

Caraguatatuba, 19 de setembro de 2011.

Uma casa ampla, bem equipada e localizada próxima ao centro da cidade. Assim pode ser descrita a 25ª seccional do CRF-SP, inaugurada na cidade de Caraguatatuba, São Paulo, em 17 de setembro de 2011. O novo local de atendimento conta com salas para reuniões, auditório e computador para que o farmacêutico tenha acesso rápido à internet e ao portal do Conselho. A partir de agora, os usuários e farmacêuticos de Caraguatatuba e região podem usufruir dos serviços oferecidos pelo CRF-SP sem precisar se deslocar  a grandes distâncias.

Fachada da nova seccionalFachada da nova seccional

Durante o evento de inauguração a presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi e o vice-presidente da entidade, dr. Marcelo Polacow, conversaram com os farmacêuticos da região e colocaram a estrutura ali estabelecida à disposição de todos. “A inauguração da seccional de Caraguatatuba é o primeiro passo para uma longa jornada de trabalho. Esperamos que os farmacêuticos e gestores municipais encontrem aqui o espaço e o apoio necessários para a realização de ações em saúde”, declarou a dra. Raquel Rizzi.

O chefe da Divisão de Planejamento e Finanças da Secretaria da Saúde de Ilha Bela, Henrique Simões Rodrigues da Silva, prestigiou o evento e destacou a importância da abertura de uma seccional do CRF-SP em Caraguatatuba. “A presença mais próxima do Conselho irá contribuir positivamente, por meio de parcerias para a promoção de ações em saúde. Além de ampliar o diálogo e a troca de ideias para a estruturação da assistência farmacêutica em nosso município”, comentou.

Henrique Simões da Secretaria da Saúde de Ilha Bela, dra. Raquel Rizzi e dr. Marcelo PolacowHenrique Simões da Secretaria da Saúde de Ilha Bela, dra. Raquel Rizzi e dr. Marcelo Polacow

Serviços farmacêuticos

Na noite anterior à inauguração, cerca de 50 pessoas, entre farmacêuticos e proprietários, acompanharam a palestra “Serviços Farmacêuticos”, ministrada pelo dr. Marcelo Polacow.

Dr. Marcelo abordou detalhadamente as possibilidades trazidas pela RDC 44/2009, que autorizou e estabeleceu procedimentos para a realização de serviços, como a aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, atenção farmacêutica, entre outros.  "A farmácia é um estabelecimento que presta serviços e comercializa produtos. Os serviços farmacêuticos devem ser a essência desses estabelecimentos", destacou o dr. Polacow.

Dr. Marcelo Polacow e dra. Raquel Rizzi abrem juntos a palestra em CaraguatatubaDr. Marcelo Polacow e dra. Raquel Rizzi abrem juntos a palestra em Caraguatatuba

Segundo o ministrante, 30% das internações no Brasil têm como origem o uso incorreto de medicamentos e, por esse motivo, o farmacêutico deve estar atento ao paciente e, principalmente, às características de cada um deles. Idosos, crianças e pacientes crônicos devem ser observados e orientados de acordo com suas limitações. “Não basta estar presente no estabelecimento durante o horário declarado, é necessário envolvimento e iniciativas, como orientar quanto ao uso concomitante de medicamentos, a importância de respeitar os horários e as doses, interações com alimentos e cuidados com a saúde em geral”.

Cerca de 50 pessoas acompanharam a palestra em CaraguatatubaCerca de 50 pessoas acompanharam a palestra sobre serviços farmacêuticos em Caraguatatuba

CRF- SP Caraguatatuba

Av. Anchieta, nº 123 - Centro - CEP 11660 010