Evento em Presidente Prudente marcou lançamento de Selo do Farmacêutico atuante na área

Em Presidente Prudente, mais de 200 pessoas acompanharam o ciclo de palestras e debatesEm Presidente Prudente, mais de 200 pessoas acompanharam o ciclo de palestras e debates

Presidente Prudente, 22 de agosto de 2011.

O V Seminário de Análises Clínicas e Toxicológicas, realizado sábado, dia 20, em Presidente Prudente, destacou os laboratórios de análises clínicas e toxicológicas como um importante campo de trabalho para o farmacêutico, mas que para isso é importante que o profissional da área busque o constante aperfeiçoamento profissional.

Temas como gestão do laboratório de análises clínicas, controle de qualidade nos procedimentos internos, perspectivas da biologia molecular e atualização em antibiograma despertaram a atenção das mais de 200 pessoas que acompanharam as palestras e debates.

Entre os temas abordados, a observância dos critérios da RDC 302/05 para garantir a qualidade dos procedimentos foi um dos que mais gerou questionamentos. A dra. Maria Helena Ceravolo Lemos, coordenadora da Comissão Assessora de Análises Clínicas da Seccional do CRF-SP e vice-presidente do Sindicato de Hospitais, Clínicas e Laboratórios de pesquisas e análises clínicas de Presidente Prudente, destacou que seguir os preceitos da RDC 302/05 é importante para garantir qualidade dos procedimentos internos dos laboratórios.

Da esq. p/ dir.: dra. Maria Helena Ceravolo Lemos, dr. Marcos Machado Ferreira e dr. João Batista MartinsDa esq. p/ dir.: dra. Maria Helena Ceravolo Lemos, dr. Marcos Machado Ferreira e dr. João Batista Martins

Outro ponto debatido foi a importância do treinamento dos funcionários dos laboratórios, haja vista os vários fatores que podem interferir nos resultados dos processos de análises clínicas e toxicológicas. O tema foi abordado também pelo dr. João Batista Junqueira Martins, docente e membro da Comissão Assessora de Análises Clínicas do CRF-SP.

Dr. Paulo Caleb e dr. Marcelo PolacowDr. Paulo Caleb e dr. Marcelo Polacow Dr. Paulo Caleb Júnior de Lima Santos, vice-coordenador da Comissão, abordou o uso da biotecnologia molecular no laboratório de análises clínicas. Ele destacou que a biotecnologia molecular tem representado grandes avanços no setor, mas há muito que se pesquisar sobre o tema para aumentar sua efetividade e a viabilidade econômica do processo é, ainda, em alguns casos, um desafio, em especial para o sistema público de saúde.

A atualização em antibiograma foi tema da última palestra do Seminário, apresentada pela dra. Adryella de Paula Ferreira Luz, mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro da Comissão Assessora de Análises Clínicas do CRF-SP.

Dra. Adryella Ferreira abordou atualização em antibiogramaDra. Adryella Ferreira abordou atualização em antibiograma

O evento também foi prestigiado pela diretoria do CRF-SP. A presidente dra. Raquel Rizzi, os diretores dr. Pedro Menegasso e dr. Marcelo Polacow e os conselheiros dr. Marcos Machado e dra. Priscila Dejuste também prestigiaram o seminário. Dr. Pedro Menegasso destacou que “as análises clínicas são importantíssimas para a profissão e que o CRF-SP continuará incentivando eventos e capacitações que contribuam para o crescimento e fortalecimento da atividade farmacêutica”.

Selo

O Seminário marcou também o lançamento do Selo do Farmacêutico em Análises Clínicas e Toxicológicas. Idealizado pela Comissão Assessora de Análises Clínicas e Toxicológicas do CRF-SP, o novo certificado tem por objetivo evidenciar a presença do farmacêutico que atua como responsável técnico em laboratórios, promovendo assim a visibilidade desse profissional. Os critérios para obtenção do Selo são o laboratório estar atuando plenamente de acordo com a legislação e contar com farmacêutico responsável.

Clique aqui para ter acesso ao formulário de solicitação do Selo do Farmacêutico em Análises Clínicas de Toxicológicas. Mais informações: (011) 3067-1450 e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dra. Maria Helena Lemos e dra. Raquel RizziDra. Maria Helena Lemos e dra. Raquel Rizzi Dra. Ligia Maria Caldeira e dr. Pedro MenegassoDra. Ligia Maria Caldeira e dr. Pedro Menegasso
Dra. Ana Paula Simões e dra. Priscila DejusteDra. Ana Paula Simões e dra. Priscila Dejuste Dra. Maria Aparecida Galvanin e dra. Luciane RibeiroDra. Maria Aparecida Galvanin e dra. Luciane Ribeiro

Os primeiros cinco laboratórios que receberam o Selo foram: Laboratório Escola Unoeste, Laboratório Unilab, Laboratório Ana Paula Duran, Laboratório do Hospital Estadual de Presidente Prudente e Laboratório Bioclínico.

Davi Machado