Farmacêuticos debatem ampliação da assistência farmacêutica no SUS

  

Dra. Raquel e dr. Pedro fizeram parte das discussões em Presidente PrudenteDra. Raquel e dr. Pedro fizeram parte das discussões em Presidente Prudente

Presidente Prudente, 19 de agosto de 2011.

A apresentação dos casos de sucesso de Fernandópolis e de São José do Rio Preto e o debate intenso sobre as vantagens econômicas e da qualidade à saúde da população que a assistência farmacêutica pode trazer ao SUS marcaram os debates do I Seminário para Gestores Municipais – A Estruturação da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde –SUS, promovido pela Seccional de Presidente Prudente do CRF-SP.

Dados apresentados no seminário indicaram que a presença do farmacêutico no sistema de saúde municipal, nos municípios em que isso já ocorre, trouxeram economia na compra e redução na falta de medicamentos à população, minimização das perdas por problemas de armazenamento e na distribuição pelas unidades básicas de saúde e até na melhoria da qualidade da prescrição realizada pelos médicos.

Farmacêuticos e acadêmicos lotaram o auditório da secretaria municipal de Saúde de Presidente PrudenteFarmacêuticos e acadêmicos lotaram o auditório da secretaria municipal de Saúde de Presidente Prudente

 

“Ninguém pense que foi fácil implantar e manter esses resultados, mas isso só ocorreu porque os farmacêuticos chamaram para si essa responsabilidade e mostraram que tinham conhecimento e competência para contribuir com o sistema de saúde”, destacou a dra. Patrícia Sartoreto, gerente da Assistência Farmacêutica de Fernandópolis.

Já a dra. Carmem Ligia Firmino Marques, diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica de São José do Rio Preto, destacou a importância do trabalho integrado de todos os profissionais de saúde na melhoria da atenção à saúde da população. “Tem de ser um trabalho conjunto de todos, médicos, farmacêuticos, enfermeiros, administradores. Quando há boa vontade, disposição para o trabalho e comprometimento, a situação começa a mudar para melhor”.

 

Dr. Israel Murakami, conselheiro e coordenador da Comissão Assessora de Saúde Pública do CRF-SPDr. Israel Murakami, conselheiro e coordenador da Comissão Assessora de Saúde Pública do CRF-SP

 

Dr. Israel Murakami, conselheiro do CRF-SP e coordenador da Comissão de Saúde Pública do CRF-SP, apresentou números que indicam os prejuízos causados ao SUS por problemas no armazenamento e à saúde de pacientes por problemas de dispensação. “A presença de farmacêuticos seguramente contribuiria para mitigar esses problemas”, destacou.

Dra. Raquel Rizzi, presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, diretor-tesoureiro e dra. Priscila Dejuste, conselheira, também participaram do seminário e destacaram a importância da assistência farmacêutica no SUS como forma de melhorar o serviços de saúde prestados à população.

 

Davi Machado

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.