Trabalho sobre atenção farmacêutica em doenças metabólicas é premiado em Congresso na Paraíba

 

Da esq. p/ dir.: dra. Luiza Ferry, dra. Raquel Rizzi e dra. Jussara TeixeiraDa esq. p/ dir.: dra. Luiza Ferry, dra. Raquel Rizzi e dra. Jussara Teixeira

São Paulo, 15 de agosto de 2011.

A experiência envolvendo o trabalho do farmacêutico na rede pública de saúde foi destaque na programação do II Congresso Norte Nordeste de Ciências Farmacêuticas e III Jornada Paraibana de Análises Clínicas Sbac/PB, com a premiação do trabalho do Atendimento Farmacêutico em Clínica Especializada no Município de Piracicaba (modalidade pôster). Ambos os eventos ocorreram entre os dias 3 e 6 de agosto, em João Pessoa (PB).

O trabalho premiado é resultado de uma parceria entre o CRF-SP e a Prefeitura de Piracicaba, tendo como autores a presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, a dra. Jussara Cristiane Teixeira e dra. Luiza Pereira Bajnok Ferry (membros da Comissão Assessora de Saúde Pública de Piracicaba e farmacêuticas do Departamento de Assistência Farmacêutica Municipal de Piracicaba), além do dr. Fernando Ernesto Cadernas, farmacêutico e secretário municipal de saúde de Piracicaba.

O pôster premiado enfoca a Clínica de Atenção às Doenças Metabólicas (Cadme), serviço que dispõe de equipe interdisciplinar especializada formada por médico endocrinologista, enfermeiro, farmacêutico e técnicos de enfermagem, e que é referência para pacientes com diabetes mellitus da região.

Desde sua implementação, em 2009, o Cadme vem mostrando em números a importância do trabalho do profissional farmacêutico junto à equipe multidisciplinar e a necessidade da implantação do atendimento clínico do farmacêutico no SUS, de acordo com os autores do trabalho.

O grupo enfatizou que possibilitar o aumento na adesão ao tratamento medicamentoso é uma vitória para a valorização da profissão, porque promove indiretamente a redução dos custos por uso inadequado de medicamentos e internações por agravamento das doenças, além de promover a melhora na qualidade de vida do usuário que, consciente de suas enfermidades e do tratamento medicamentoso, consegue ter relativa independência e torna-se o grande responsável pela sua própria saúde. "Gostaria de ressaltar meu agradecimento pessoal à dra. Raquel Rizzi pela importante colaboração no trabalho e o apoio do CRF-SP", afirmou a dra. Jussara.

A participação do CRF-SP do evento também contou com palestras ministradas por membros da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica, entre eles o Profº Dr. Leoberto Costa Tavares, que falou sobre “Planejamento de fármacos”, e a Profª Dra. Marise Bastos Stevanato, que abordou os Dez anos de diretrizes curriculares: estratégias indutoras”.

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.