CRF-SP lança fascículo sobre antibióticos e novo selo para farmácias


São Paulo, 1º de agosto de 2011.

Dra. Margarete A. Kishi apresentou o novo fascículo durante o seminárioDra. Margarete A. Kishi apresentou o novo fascículo durante o seminário Durante o seminário “Uso Adequado de Antimicrobianos e Combate à Resistência Bacteriana: Compromisso com a Saúde. Responsabilidade de Todos”, no último sábado (30/11), o CRF-SP apresentou duas novas ações desenvolvidas pelo grupo Farmácia Estabelecimento de saúde.

Uma dela foi o lançamento do VI fascículo da série “Farmácia não é um simples comércio - Antibióticos”.  A publicação traz um panorama geral sobre os antibióticos, desde sua descoberta, evolução histórica, até os medicamentos disponíveis atualmente, além dos graves problemas de sua utilização indevida. O fascículo será enviado aos farmacêuticos pelo correio mas também poderá ser acessado em breve pelo
Portal CRF-SP.

No evento também ocorreu o lançamento de outra importante ação desenvolvida pelo CRF-SP: o selo “Farmácia Estabelecimento de Saúde”, um instrumento que atesta o estabelecimento sobre sua regularidade para a prestação de serviços farmacêuticos, de acordo com a RDC 44/09, da Anvisa, entre os quais: aferição de pressão arterial, monitoramento de glicemia, medição de temperatura corporal, inaloterapia, aplicação de injetáveis, fracionamento e farmácia notificadora.

 

 

Dra. Priscila Dejuste entrega o selo à farmacêutica Cintia Ap. RuanoDra. Priscila Dejuste entrega o selo à farmacêutica Cintia Ap. Ruano A dr. Priscila Dejuste, coordenadora do grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde, distribuiu os primeiros três selos aos estabelecimentos: Emura & Matsuda Ltda, representado pela farmacêutica Eliane Aparecida Castellan; Droganotto Ltda, farmacêutica Cintia Aparecida Ruano, e Drogaria Siqueira Bueno, farmacêutica Jéssica Kanagusiko. 

O selo apresenta espaços que são completados por pequenos selos adesivos a cada serviço efetivamente prestado. Por exemplo, o estabelecimento que tem apenas a aplicação de injetáveis e medição de temperatura corporal, terá no selo apenas essas indicações de serviços e assim por diante até a inclusão de todos os sete serviços.

Clique aqui para ter acesso aos critérios de obtenção do selo.

 

 

Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.